Home > Notícias > Vídeo mostra os cinco melhores carros-conceito da Porsche
  • Notícias
  • Vídeo mostra os cinco melhores carros-conceito da Porsche
  • Lista inclui o protótipo 754, de 1959, que deu origem ao icônico cupê 911 há mais de 50 anos
  • Por Alessandro Reis

    20/07 - Quem estranhou o lançamento do Cayenne em 2002, como o primeiro SUV da marca alemã de carros esportivos, pode também ter torcido o nariz com a chegada do sedã-cupê Panamera em 2009 e da sua versão perua, o Panamera Sport Turismo, neste mês, no Salão de Genebra (Suíça).

    Fato é que esses modelos, que fugiram do tradicionalismo do cupê 911, ajudaram a reinventar a Porsche e salvaram a montadora de difícil situação financeira na década retrasada, a despeito da opinião dos puristas. Deu tão certo que, hoje, o marketing da marca usa o termo “coragem” para reafirmar sua disposição de ousar, em busca de novos clientes.

    Essa ousadia, como em outras marcas, começa nos carros-conceito. Pensando nisso, a Porche montou um “top 5” de seus protótipos mais significativos, reunidos neste vídeo (https://youtu.be/8u4DpgdcHf0) e apresentados por Peter Varga, diretor de design exterior da montadora, e Ivo van Hulten, diretor de interiores da Porsche.

    Conceito de 1988 daria origem ao Panamera

    O protótipo de número 5 é o 754, de 1959, que deu origem ao icônico cupê 911 há mais de 50 anos e, especialmente na dianteira, já traz as linhas e proporções que praticamente não mudaram ao longo das últimas cinco décadas.

    Em seguida, aparece o conceito 989, de 1988, estudo que mais de 20 anos depois se tornaria o Panamera, como primeiro (e único) sedã produzido em série pela montadora alemã. Para alguns fãs da marca, traz linhas mais harmoniosas que as exibidas pela primeira geração do Panamera.

    Quem pensa que o Range Rover Evoque Convertible e o Nissan Juke foram os primeiros SUVs com capota conversível, ao menos de forma conceitual a Porsche os antecedeu. Em 2002, a marca apresentou o estudo de um Cayenne Cabriolet, com capota removível, que nunca virou modelo de produção. Ele ocupa o terceiro lugar do ranking.

    Na segunda posição aparece o Spyder 918 Concept, apresentado no Salão de Genebra em 2010 e lançado comercialmente em 2013, como o primeiro superesportivo híbrido da marca de Stuttgart, trazendo motor 4.6 V8 naturalmente aspirado e dois motores elétricos (um em cada eixo) para produzir 900 cv de potência.

    O posto de número 1 dentre os melhores conceitos da Porsche é do Mission E, sedã de quatro portas (as traseiras são “suicidas”, abertas no sentido oposto) com propulsão eleétrica e visual minimalista, que deverá, em um futuro próximo, também ganhar as ruas – como uma versão eletrificada do Panamera ou um novo modelo da Porsche.

    Publicado em 20/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados