18/06 - A Porsche conquistou pela décima-nona vez a vitória na 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do mundo na categoria de Endurance – corridas de longa duração. A equipe alemã superou a japonesa Toyota, ampla favorita até o início da prova. O carro vencedor cruzou a linha de chegada pilotado por Timo Bernhard. O brasileiro Nelson Piquet Jr. subiu ao pódio no terceiro lugar na geral e segundo na categoria LMP2.
Uma grande decepção para a Toyota. Dominadora após o início da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (vitórias em Silverstone e Spa-Francorchamps), a equipe japonesa alinhou três carros TS050 Hybrid contra os dois protótipos da rival Porsche. Na classificação, conquistou a primeira fila do grid e o TS050 Hybrid nº 7 derrubou o recorde da pista com 3’14’’791, pilotado por Kamui Kobayashi.
Mas a 24 Horas de Le Mans tem outras regras, além da lógica.
Depois de um início de prova conforme esperado, os dois TS050 Hybrid nº 8 e nº 9 saltaram à frente do Porsche 919 Hybrid nº 1. Mas pouco depois das 11 horas da noite, quando andava na 3ª posição, o TS050 Hybrid nº 8 de Buemi/Davidson/Nakajima apresentou problemas em seu sistema híbrido e teve que fazer uma longa parada nos boxes. O trabalho dos mecânicos lhe permitiu retornar à pista no 53º lugar.
Duas horas mais tarde, a sorte continuou a piorar: o Toyota nº 7, de Conway/Kobayashi/Sarrazin, que liderada a corrida desde o início, parou por um problema na embreagem. A Toyota abandonou definitivamente seu sonho de vitória com o abandono do carro nº 9, devido a uma colisão com outro veículo. O protótipo de Lapierre/Kunimoto/Lopez teve uma quebra e um princípio de incêndio. Prova acabada.
À frente da corrida, tudo ia bem para o Porsche nº 1 de Jani/Lotterer/Tandy, até que o protótipo sofresse uma brutal perda de potência faltando apenas 3h50m para o final. O problema forçou André Lotterer a percorrer quase todo o circuito em marcha lenta. Ele não conseguiu chegar aos boxes e parou definitivamente pouco antes da reta de Mulsanne. As atenções se voltaram então para o nº 2, de Bernhard/Bamber/hartley que, após ter ocupado a 55ª posição com cinco horas de corrida devido aos problemas com o sistema hibrido, passou a liderar a prova.
Na categoria LMP2, a segunda mais veloz, os carros nº 13 e 31 da equipe Vaillante Rebellion assumiram rapidamente o controle, mas foram superados pela regularidade do Oreca 07 - Gibson nº 38, do trio Tung/Laurent/Jarvis que chegaram até mesmo liderar na geral, graças à hecatombe dos LMP1, faltando 3 horas para o final. Eles terminaram a corrida em segundo lugar na geral, à frente do Vaillante Rebellion nº 13 de Nelsinho Piquet/Heinemeier Hansson/Beche. Pela primeira vez na história de Le Mans, dois LMP2 ocuparam o pódio.
Publicado em 18/06/2017