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  • Porsche vence Le Mans pela 19ª vez
  • Equipe alemã supera a Toyota, ampla favorita para a prova mais famosa do mundo na categoria das corridas de longa duração
  • Por Jorge Meditsch

    18/06 - A Porsche conquistou pela décima-nona vez a vitória na 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do mundo na categoria de Endurance – corridas de longa duração. A equipe alemã superou a japonesa Toyota, ampla favorita até o início da prova. O carro vencedor cruzou a linha de chegada pilotado por Timo Bernhard. O brasileiro Nelson Piquet Jr. subiu ao pódio no terceiro lugar na geral e segundo na categoria LMP2.

    Uma grande decepção para a Toyota. Dominadora após o início da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (vitórias em Silverstone e Spa-Francorchamps), a equipe japonesa alinhou três carros TS050 Hybrid contra os dois protótipos da rival Porsche. Na classificação, conquistou a primeira fila do grid e o TS050 Hybrid nº 7 derrubou o recorde da pista com 3’14’’791, pilotado por Kamui Kobayashi.

    Mas a 24 Horas de Le Mans tem outras regras, além da lógica.

    Nelson Piquet Jr. foi terceiro na geral. Pela primeira vez, dois carros da categoria LMP2 chegaram ao pódio na em Le Mans

    Depois de um início de prova conforme esperado, os dois TS050 Hybrid nº 8 e nº 9 saltaram à frente do Porsche 919 Hybrid nº 1. Mas pouco depois das 11 horas da noite, quando andava na 3ª posição, o TS050 Hybrid nº 8 de Buemi/Davidson/Nakajima apresentou problemas em seu sistema híbrido e teve que fazer uma longa parada nos boxes. O trabalho dos mecânicos lhe permitiu retornar à pista no 53º lugar.

    Duas horas mais tarde, a sorte continuou a piorar: o Toyota nº 7, de Conway/Kobayashi/Sarrazin, que liderada a corrida desde o início, parou por um problema na embreagem. A Toyota abandonou definitivamente seu sonho de vitória com o abandono do carro nº 9, devido a uma colisão com outro veículo. O protótipo de Lapierre/Kunimoto/Lopez teve uma quebra e um princípio de incêndio. Prova acabada.

    À frente da corrida, tudo ia bem para o Porsche nº 1 de Jani/Lotterer/Tandy, até que o protótipo sofresse uma brutal perda de potência faltando apenas 3h50m para o final. O problema forçou André Lotterer a percorrer quase todo o circuito em marcha lenta. Ele não conseguiu chegar aos boxes e parou definitivamente pouco antes da reta de Mulsanne. As atenções se voltaram então para o nº 2, de Bernhard/Bamber/hartley que, após ter ocupado a 55ª posição com cinco horas de corrida devido aos problemas com o sistema hibrido, passou a liderar a prova.

    Na categoria LMP2, a segunda mais veloz, os carros nº 13 e 31 da equipe Vaillante Rebellion assumiram rapidamente o controle, mas foram superados pela regularidade do Oreca 07 - Gibson nº 38, do trio Tung/Laurent/Jarvis que chegaram até mesmo liderar na geral, graças à hecatombe dos LMP1, faltando 3 horas para o final. Eles terminaram a corrida em segundo lugar na geral, à frente do Vaillante Rebellion nº 13 de Nelsinho Piquet/Heinemeier Hansson/Beche. Pela primeira vez na história de Le Mans, dois LMP2 ocuparam o pódio.

    Publicado em 18/06/2017


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