Home > Notícias > Vale a pena ir ao Salão: Audi x Porsche em duelo de alta tecnologia
  • Notícias
  • Vale a pena ir ao Salão: Audi x Porsche em duelo de alta tecnologia
  • Os protótipos híbridos que correm no Campeonato Mundial de Endurance são o que existe de mais avançado em tecnologia automotiva
  • Por Jorge Meditsch

    Dois verdadeiros laboratórios tecnológicos estão no Salão do Automóvel este ano: o Audi R18 e-tron e o Porsche 919 Hybrid. Os dois carros participam do Campeonato Mundial de Endurance, um certame de provas de longa duração que cria um cenário ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias.

    Curiosamente, a Audi e a Porsche, rivais nas pistas, são empresas irmãs, ambas pertencentes ao Grupo Volkswagen. Apesar disso, cada um dos carros tem características bem próprias e não há troca de tecnologia entre as equipes de corridas.

    Audi R18 e-tron

    Os sistemas híbridos dos dois carros aliam desempenho com eficiência energética. Para melhor aproveitar toda a força dos conjuntos mecânicos, ambos usam tração nas quatro rodas

    O Audi R18 e-tron quattro – este é seu nome completo – conta com um conjunto de propulsão híbrido, que compreende um motor V6 diesel turbo de 4,0 litros associado a um motor/gerador instalado no eixo dianteiro. Somados, os dois podem gerar até 537 cv e um torque de 800 Nm, que é distribuído pelas quatro rodas por um sistema coordenado eletronicamente.

    Pesando 870 kg, o Audi R18 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge 340 km/h. Entre os pilotos da equipe Audi está o brasileiro Lucas di Grassi.

    Porsche 919 Hybrid

    Projetado para extrema eficiência, este é o carro de corrida mais complexo já construído pela Porsche. Ele conta com um motor compacto de dois litros e quatro cilindros com 500 cv, que aciona o eixo traseiro. O sistema propulsor aproveita a energia do fluxo de gases do escapamento, que é armazenada em uma bateria. A energia gerada durante a frenagem no eixo dianteiro é armazenada na mesma bateria. Nas acelerações, entra em ação um motor elétrico dianteiro com 250 cv, funcionando em paralelo com o motor a gasolina, e o piloto passa a ter à sua disposição uma potente tração nas quatro rodas.

    A Porsche não divulga os dados de desempenho, mas eles são, no mínimo, do mesmo nível do rival da Audi.

    Publicado em 01/11/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados