Dois verdadeiros laboratórios tecnológicos estão no Salão do Automóvel este ano: o Audi R18 e-tron e o Porsche 919 Hybrid. Os dois carros participam do Campeonato Mundial de Endurance, um certame de provas de longa duração que cria um cenário ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Curiosamente, a Audi e a Porsche, rivais nas pistas, são empresas irmãs, ambas pertencentes ao Grupo Volkswagen. Apesar disso, cada um dos carros tem características bem próprias e não há troca de tecnologia entre as equipes de corridas.
Audi R18 e-tron
O Audi R18 e-tron quattro – este é seu nome completo – conta com um conjunto de propulsão híbrido, que compreende um motor V6 diesel turbo de 4,0 litros associado a um motor/gerador instalado no eixo dianteiro. Somados, os dois podem gerar até 537 cv e um torque de 800 Nm, que é distribuído pelas quatro rodas por um sistema coordenado eletronicamente.
Pesando 870 kg, o Audi R18 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge 340 km/h. Entre os pilotos da equipe Audi está o brasileiro Lucas di Grassi.
Porsche 919 Hybrid
Projetado para extrema eficiência, este é o carro de corrida mais complexo já construído pela Porsche. Ele conta com um motor compacto de dois litros e quatro cilindros com 500 cv, que aciona o eixo traseiro. O sistema propulsor aproveita a energia do fluxo de gases do escapamento, que é armazenada em uma bateria. A energia gerada durante a frenagem no eixo dianteiro é armazenada na mesma bateria. Nas acelerações, entra em ação um motor elétrico dianteiro com 250 cv, funcionando em paralelo com o motor a gasolina, e o piloto passa a ter à sua disposição uma potente tração nas quatro rodas.
A Porsche não divulga os dados de desempenho, mas eles são, no mínimo, do mesmo nível do rival da Audi.
Publicado em 01/11/2014