O Fiat 500 Abarth é um "foguete de bolso", dotado de carroceria curta, suspensão rígida, freios esportivos e motor 1.4 turbo de saudáveis 167 cv de potência e 23 kgfm de torque, mais que suficientes para garantir diversão a bordo em um hatch de apenas 1.164 kg. Mas tem gente que gostaria de ver ainda mais desempenho no modelo compacto.
Pensando nisso, a preparadora alemã Pogea Racing oferece uma tunagem radical em um carro que já chama a atenção. O motor de Multiair de 1,4 litro, por exemplo, foi extensamente modificado, recebendo novos turbo, pistões, bielas, virabrequim, comando de válvulas e outras alterações para render 410 cv. Com os incrementos, o 500 Abarth, de acordo com a Pogea Racing, acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 288 km/h. Para se ter uma ideia, o Abarth original de fábrica faz o mesmo em 6,9 s segundos, com máxima de 213,5 km/h.
A carroceria, por sua vez, foi alargada com kit de fibra de carbono, instalado nos para-lamas dianteiro e traseiro, no capô e nos para-choques. A personalização tem seu preço, que é de 58.950 euros (cerca de R$ 200 mil na conversão direta), já incluindo o carro - serão produzidas apenas cinco unidades. Um 500 Abarth original de fábrica parte de 21,6 mil euros (aproximadamente R$ 73 mil), quase a metade.
Publicado em 23/03/2017