Home > Notícias > Ford anuncia redução de 61% no consumo de água na produção de veículos
  • Notícias
  • Ford anuncia redução de 61% no consumo de água na produção de veículos
  • Percentual é relativo ao período de 2000 a 2015 nas fábricas da montadora instaladas no Brasil. Economia vem de processos como pintura
  • Por Alessandro Reis

    A Ford anunciou que conseguiu reduzir em 61% o consumo de água na produção de automóveis no Brasil entre os anos de 2000 e 2015. A montadora, que pretende usar apenas água reciclada na montagem dos seus veículos, informa que, somente no complexo industrial de São Bernardo do Campo (SP), a redução foi de 35,8% ao longo dos últimos cinco anos, representando uma economia de 863 milhões de litros - volume suficiente para abastecer uma população de mais de 250 mil pessoas durante um mês.

    Ford planeja utilizar no futuro somente água de reúso

    Quanto à água reciclada, a Ford informa que seu uso na fábrica de motores e transmissões em Taubaté, no interior paulista, permitiu abastecer um lago na unidade com a água poupada. O lago, diz a empresa, serve de abrigo para aves migratórias que passam pela região.

    Os planos de ampliar essa economia passam por utilização de água de reúso na planta da Camaçari, na Bahia, para abastecimento dos banheiros e também no sistema de ar comprimido. com isso, é possível, de acordo com a montadora, economizar água suficiente para atender cerca de 1,5 mil pessoas durante um ano.

    Em São Bernardo do Campo a água de reúso está presente na pintura - a água que normalmente seria descartada no processo é armazenada em um tanque com capacidade para 1,3 milhão de litros, para depois ser tratada e reutilizada em serviços auxiliares, como a limpeza das cabines onde as carrocerias são pintadas, higienização de empilhadeiras e teste de infiltração de água em automóveis e caminhões produzidos.

    Publicado em 20/03/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados