Home > Notícias > Lotus Elise ganha versão ultraleve, pensando menos de 800 kg
  • Notícias
  • Lotus Elise ganha versão ultraleve, pensando menos de 800 kg
  • Elise Sprint alivia o peso usando fibra de carbono, rodas forjadas e bateria de íons de lítio
  • Por Alessandro Reis

    A Lotus, marca icônica de automóveis criada por Colin Chapman, acaba de lançar na Europa uma nova versão para o esportivo compacto Elise, chamada de Sprint. Na comparação com as demais configurações do cupê, a novidade tem foco total na leveza, radicalizando uma característica tradicional dos carros da marca britânica.

    O Elise Sprint pesa somente 798 kg, menos que um Fiat Uno Mille - o emagrecimento está relacionado a itens como os bancos de fibra de carbono, que poupam 6 kg; rodas de alumínio forjadas, que cortam mais 5 kg; bateria de íons de lítio (menos 9 kg); e janela traseira de policarbonato, que, combinada a componentes de fibra de carbono na carroceria, proporciona redução de mais 5 kg. E dá para "emagrecer" o Elise ainda mais, com itens opcionais.

    Versão mais potente vai de zero a 96 km/h em pouco mais de 4 segundos

    Considerando todos os cortes, ao todo o Elise Sprint consegue ser 41 kg mais leve que o modelo convencional. Além disso, o novo Lotus conta com diferenciais de estilo, como traseira e outras partes com acabamento preto fosco, rodas com desenho exclusivo e faixas decorativas na carroceria.

    Posicionado entre a versão de entrada Sport e a topo de linha Cup 250, o Sprint pode ser equipado com motor 1.6 aspirado ou 1.8 sobrealimentado por compressor mecânico, rendendo, respectivamente, 136 cv e 220 cv. A configuração mais potente acelera de zero a 96 km/h em 4,1 segundos.

    O Elise Sprint tem preço inicial de 37,3 mil libras (cerca de R$ 143 mil na conversão direta), 5 mil libras (aproximadamente R$ 19 mil) mais caro que o valor da versão convencional mais barata do cupê.

    Publicado em 17/03/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados