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  • Toyota começa a testar empilhadeiras movidas a célula de combustível
  • Veículos usados em fábrica no Japão são abastecidos com hidrogênio com tecnologia limpa, sem emissões de poluentes
  • Por Alessandro Reis

    A Toyota há alguns anos tem investido na tecnologia de célula de combustível, que usa o gás hidrogênio para gerar energia elétrica e força motriz para automóveis. O futurista Mirai, que não é vendido no Brasil, é um exemplo disso. A Honda também tem seu representante com essa tecnologia, o Clarity Fuel Cell, também indisponível no mercado local.

    Célula de combustível é usada no Mirai, da Toyota

    Dando sequência ao desenvolvimento de veículos movidos a célula de combustível, a Toyota iniciou no Japão testes com empilhadeiras abastecidas com hidrogênio, projetadas pela divisão industrial da montadora nipônica.

    Essas empilhadeiras são utilizadas na fábrica de Motomachi, na cidade de Toyota, no Japão. Uma vantagem da célula de combustível é a emissão zero de poluentes - o processo de geração de eletricidade tem como resíduos vapor d'água e água condensada. Outra característica de destaque é o curto tempo para abastecimento, de aproximadamente três minutos, contra horas necessárias para encher as baterias de um carro elétrico.

    Em 2017, os testes começam com duas empilhadeiras, mas os planos da Toyota são de expandir o uso dos equipamentos de forma gradual, chegando a 20 unidades em 2018 e cerca de 180 até 2020.

    Publicado em 02/02/2017


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