Home > Notícias > Paris oferece transporte gratuito durante período de rodízio
  • Notícias
  • Paris oferece transporte gratuito durante período de rodízio
  • Trafego está restringido na capital francesa e 22 municípios vizinhos devido a níveis alarmantes de poluição
  • Por Ricardo Panessa

    Nos últimos anos, a nuvem de poluição que cobre Paris vem aumentando perigosamente, tendo atingido picos superiores aos encontrados nas capitais mais poluídas do mundo. Para tentar reduzir esses índices, o governo francês já tomou a primeira medida.

    Durante um determinado período, sem data para terminar, a circulação de veículos na capital francesa estará restringido aos veículos com placas de números pares nos dias pares e aos de placas ímpares nos dias ímpares. A medida afeta o centro expandido da cidade-luz e seus 22 municípios vizinhos.

    Parte da nuvem plúmbea de contaminação é gerada pelos veículos que circundam o centro. O governo está trabalhando na elaboração de uma legislação que incorpora um plano global contra a poluição, começando por adequar a quantidade de veículos com motores a diesel, por serem os mais poluentes.

    A limitação exclui veículos estrangeiros, policiais, taxis e serviços de urgência. Caminhões com mais de 3,5 toneladas terão que estacionar fora da cidade, independente dos números de suas matrículas.

    No primeiro dia de vigência da medida, tráfego diminuiu sensivelmente, com os congestionamentos reduzidos da faixa dos 130 km habituais para 87 km. O rápido efeito da redução do tráfego resultou também em sensível redução de emissões, para níveis considerados aceitáveis. Detalhe: durante o período de vigência da medida, o transporte público na cidade é gratuito.

    Publicado em 18/03/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados