Home > Notícias > Uber suspende testes com carros semiautônomos na Califórnia
  • Notícias
  • Uber suspende testes com carros semiautônomos na Califórnia
  • Decisão acontece após Volvo XC90 adaptado e em testes 'furar' farol vermelho em cruzamento de São Francisco
  • Por Alessandro Reis

    Alguns dias após o Departamento de Veículos a Motor da Califórnia (EUA) pedir que o Uber interrompa seus testes com automóveis semiautônomos naquele estado norte-americano, ameaçando inclusive recorrer a medidas judiciais contra a companhia, a empresa de transporte por aplicativo retirou seus carros moficiados das ruas.

    Departamento de Veículos a Motor ameaçava Uber com processos judiciais

    A decisão, tornada pública hoje (22), acontece um dia após o departamento revogar o registro de 16 unidades do Volvo XC90 adaptadas com os sensores e outros equipamentos necessários para que o veículo seja capaz de perceber o trânsito ao seu redor e rodar quase sem a necessidade de um motorista - enquanto os carros estavam em teste nas ruas, havia sempre um funcionário do Uber em frente ao volante, pronto para assumir a direção a qualquer momento, em caso de necessidade.

    O comunicado do Uber confirmando a suspensão dos testes veio em seguida à revogação dos registros. No mesmo texto, a empresa afirmou que está procurando outro lugar para levar sua frota de semiautônomos, embora esteja "100% comprometida com a Califórnia e disposta a "desenvolver regras operacionais em todo o estado" relativas aos semiautônomos.

    O veto do órgão, vinculado ao governo da Califórnia, aconteceu logo no início dos testes com os XC90 e uma das motivações principais foi um incidente envolvendo um dos carros modificados, que "furou" o sinal vermelho em São Francisco quando um pedestre estava pronto para atravessar a rua.

    Publicado em 22/12/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados