Home > Notícias > Após veto da Califórnia, Uber vai testar Volvos semiautônomos no Arizona
  • Notícias
  • Após veto da Califórnia, Uber vai testar Volvos semiautônomos no Arizona
  • Empresa de transporte de pessoas por aplicativo teve a licença da sua frota de XC90 suspensa na Califórnia após unidade de testes 'furar' sinal vermelho
  • Por Alessandro Reis

    Poucos dias após o Departamento de Veículos a Motor da Califórnia vetar os testes do Uber com automóveis semiautônomos naquele estado norte-americano, a empresa de transporte de pessoas por aplicativo decidiu migrar sua frota de Volvos XC90 modificados para o vizinho Arizona.

    O Uber teve a licença para rodar com os SUVs especiais cassada depois de uma das unidades de teste "furar" um sinal vermelho em São Francisco, Califórnia, aparentemente quando rodava no modo semiautônomo, com um motorista ao volante apenas monitorando o movimento do veículo e pronto para intervir em caso de necessidade - o que, no caso, aparentemente não aconteceu. O incidente foi registado em vídeo e mostra um pedestre pronto para atravessar a rua, no momento em que o Volvo desrespeita o semáforo.

    Uber mantém 16 unidades do XC90 adaptadas com câmeras e sensores

    A ida da frota para o Arizona aconteceu após Doug Ducey, o governador daquele estado, manifestar interesse em receber os carros do Uber para testes. A empresa de tecnologia também realiza testes na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.

    Alguns dias após o Departamento de Veículos a Motor da Califórnia (EUA) pedir que o Uber interrompa seus testes com automóveis semiautônomos naquele estado norte-americano, ameaçando inclusive recorrer a medidas judiciais contra a companhia, a empresa de transporte por aplicativo retirou seus carros moficiados das ruas.

    Em parceria com a Volvo, o Uber mantém 16 unidades do XC90 adaptadas com os sensores e outros equipamentos necessários para que o veículo seja capaz de perceber o trânsito ao seu redor e rodar quase sem a necessidade de um motorista - enquanto os carros estavam em teste nas ruas, havia sempre um funcionário do Uber em frente ao volante, pronto para assumir a direção a qualquer momento, em caso de necessidade. São esses os carros que vão ser testados no Arizona.

    Publicado em 26/12/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados