Home > Notícias > Toyota apresenta o Kirobo Mini, robô humanoide que interage com o motorista
  • Notícias
  • Toyota apresenta o Kirobo Mini, robô humanoide que interage com o motorista
  • Com apenas 10 cm de altura, dispositivo simula um bebê sentado na cadeirinha e traz tecnologia de inteligência artificial
  • Por Alessandro Reis

    A Toyota buscou inspiração na concorrente Honda, que vendeu o robô Aibo entre 1999 e 2016 a consumidores domésticos, e apresentou o seu próprio andróide, batizado de Kirobo Mini e que poderá ser encomendado nos próximos meses ao preço de 39,8 mil ienes ou cerca de R$ 1,3 mil na conversão direta. Inicialmente, as vendas começam restritas ao mercado japonês.

    Medindo cerca de dez centímetros de altura, o Kirobo Mini fica sentado e lembra um bebê. Pequeno, ele cabe na palma da mão e pode facilmente ser colocado no carro - ele, inclusive, conta com um suporte na forma de porta-copo. Seu objetivo é fazer companhia ao dono, seja no carro ou em casa, interagindo com ele. De acordo com a fabricante, o robozinho é capaz de virar a cabeça na direção de quem está falando, mexer os braços e até "conversar" de forma casual sobre temas previamente determinados, por enquanto, apenas em japonês.

    Vendas começam em breve, inicialmente restritas ao Japão, por cerca de R$ 1,3 mil

    A operação do pequeno robô é feita por meio de um aplicativo no telefone celular e a Toyota afirma que ele traz tecnologia de inteligência artificial, "aprendendo" a reagir a diferentes situações por conta própria - ele é capaz, por exemplo, de observar como o motorista dirige e dar alertas e orientações.

    O Kirobo Mini, inclusive, traz uma câmera embutida para reconhecer diferentes expressões faciais de seu interlocutor e reagir a elas. Segundo executivos da Toyota, um dos objetivos do robô é fazer companhia a pessoas que "não têm com quem conversar". A novidade é uma versão menor e comercial do Kirobo, que em 2013 embarcou para a ISS (Estação Espacial Internacional), tornando-se o primeiro "astronauta humanoide".

    A Toyota divulgou um vídeo para demonstrar as funcionalidades do Kirobo Mini, disponível neste link.

    Publicado em 04/10/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados