A Volkswagen lançou uma nova versão do Golf, equipada com uma variante mais potente do motor tricilíndrico 1.0 TSI, que traz turbo e injeção direta de combustível (flex) e estreou recentemente no compacto Up. A novidade se chama Golf Comfortline TSI Total Flex, tem preço sugerido de R$ 74.990 e desenvolve 125 cv de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 giros (com etanol no tanque). O câmbio é sempre manual de seis marchas.
Equipado com o mesmo motor, porém calibrado com ênfase na economia de combustível, o Up TSI rende 105 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm a 1.500 rotações.
Já a versão intermediária do Golf equipada com motor 1.6 16v naturalmente aspirado, chamada Comfortline 1.6 MSI, entrega números mais modestos que os da variante de um litro turbinada: 120 cv a 5.750 rpm e 16,8 kgfm, disponíveis a 4.000 giros. Os preços do Golf 1.6 são de R$ 78.130 (manual) e R$ 83.530 (automático). Considerando o custo-benefício, é de se imaginar que a configuração de 1,6 litro deve ser gradualmente substituída pela de menor cilindrada.
De acordo com a Volks, o novo Golf 1.0 TSI traz baixo consumo de combustível, com médias de 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, abastecido com gasolina. Além disso, entrega bom desempenho, acelerando de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atingindo a máxima de 194 km/h.
Fabricada em São José dos Pnhais (PR), assim como as demais versões, a nova configuração do Golf traz de série sete airbags, volante de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, central multimídia com tela tátil de 6,5 polegadas, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Itens como teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro e GPS estão disponíveis em três pacotes opcionais.
Publicado em 22/09/2016