Home > Notícias > Motorista de Focus RS exagera e quase capota o carro em curva nos EUA
  • Notícias
  • Motorista de Focus RS exagera e quase capota o carro em curva nos EUA
  • Nem o modo de derrapagem controlada foi suficiente para reverter manobra arriscada. Acidente foi registrado em vídeo nos EUA
  • Por Alessandro Reis

    Versão topo de linha do hatch médio da Ford, recentemente lançada no mercado norte-americano o Focus RS conta até com o modo "Drift" para derrapagens controladas, possíveis graças à tração nas quatro rodas e à grande potência: 355 cv e 48,4 kgfm de torque, extraídos de um motor de 2,3 litros e quatro cilindros Ecoboost biturbo. Mas essa tecnologia, somada a recursos de reforço à estabilidade, tais como controle vetorial dinâmico de torque, não exclui a necessidade de um motorista habilidoso e responsável para evitar acidentes.

    Um bom exemplo disso está na vida real. Um vídeo gravado nos arredores de Nova York (EUA) reunindo alguns hot hatches, mostra o motorista de um Focus RS derrapando na curva e batendo em uma mureta, após rodar e quase capotar. Os airbags chegaram a ser inflados e, aparentemente, não houve feridos. Você pode conferir o acidente aqui.

    Ford Focus RS tem mais de 350 cv de potência e tração integral

    Na imagem, dá para concluir o óbvio: mesmo com todos os recursos de segurança, guiar um Focus RS ou qualquer outro carro no limite é algo a ser feito exclusivamente em autódromos ou pistas fechadas.

    O RS tem desempenho de sobra: com o kit opcional de performance, a potência sobe para 375 cv, o que permite acelerar de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, contra os 4,7 segundos da configuração convencional. O hatch esportivo está disponível exclusivamente com transmissão automática de seis marchas.

    Aulas - Para o motorista do vídeo não fazer feio, nem qualquer outro dono do modelo, a Ford anunciou que vai oferecer, nos EUA, um programa que inclui aulas teóricas e práticas de pilotagem, incluindo dirigir o Focus RS no Autódromo Utah Motorsports em Grantsville, Utah. As aulas vão demonstrar recursos como o controle de arrancada e os quatro modos de condução, como o já citado “Drift Mode”.

    A iniciativa, chamada pela Ford de “Academia da Adrenalina”, é aberta a proprietários dos modelos 2016 e 2017 do Focus RS e atualmente está em fase de cadastro dos interessados. A agenda com a programação será divulgada “nos próximos meses”.

    Publicado em 06/09/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados