A Nissan acaba de lançar a linha 2017 do Sentra, que recebeu a primeira reestilização de atual geração, que estreou no Brasil no fim de 2013. O sedã médio manteve sem maiores mudanças as linhas da carroceria, mas faróis, grade e para-choques foram redesenhados. As lanternas traseiras, por sua vez, receberam um discreto redesenho interno e luzes de LEDs contínuos, enquanto seu formato não foi alterado. Já as rodas de liga leve, de 16 ou 17 polegadas, trazem novo visual.
Mecanicamente, o modelo não teve mudanças e continua equipado em todas as versões com o motor 2.0 flex de 140 cv de potência e 20,3 kgfm de torque, sempre associado ao já conhecido câmbio automático CVT (continuamente variável). A transmissão manual de seis marchas, anteriormente oferecida na versão de entrada S, deixa de estar disponível.
Os preços sugeridos ficaram maiores em todas as configurações: agora comercializado apenas com CVT, o Sentra S sai por R$ 79.990 (custava R$ 69.990 com câmbio manual), enquanto a configuração intermediária SV saltou de R$ 76.990 para R$ 84.990. Já o Sentra SL, topo de linha, subiu de R$ 86.290 para R$ 95.990. A série especial Unique, que tinha preço sugerido de R$ 89.990 e era a opção mais sofisticada da gama, por ora sai de linha.
Para justificar os preços mais elevados, agora o sedã médio da Nissan traz controles eletrônicos de tração e estabilidade em todas as versões (anteriormente, o equipamento estava disponível somente a partir da configuração SV). Além disso, todos os Sentra trazem retrovisor interno com função antiofuscamento, central multimídia com tela sensível ao toque (de cinco polegadas na versão S e de 5,3 polegadas nas demais), sensores de estacionamento traseiros e faróis com acendimento automático.
A cabine, por sua vez, recebeu detalhes com acabamento preto brilhante, também conhecido como "black piano", novo volante e grafismo do painel de instrumentos redesenhado. O Sentra Sl, agora, conta com o pacote de segurança Safety Shield, composto por alertas de ponto cego, de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro, ampliando o controle e a visão do motorista do entorno do automóvel.
Com as novidades, o Sentra ganha fôlego para se manter na disputa do acirrado segmento de sedãs médios, que nos próximos meses terá as chegadas das novas gerações de Honda Civic e Chevrolet Cruze e a reestilização do Toyota Corolla.
Publicado em 20/05/2016