No Brasil, quem estiver interessado em comprar um New Fiesta esportivo tem à disposição a versão Sport, que sai por R$ 64.190 e traz o mesmo motor 1.6 flex de 128 cv de potência e 16 kgfm de toque de outras versões e se diferencia apenas na parte visual, trazendo rodas de liga leve de 16 polegadas, aerofólio traseiro e saias laterais, dianteiras e traseiras.
Na Europa, a história é diferente. Lá, o hatch tem a versão ST por 27.029 euros (cerca de R$ 118 mil na conversão direta), que traz motor 1.6 Ecoboost turbo de 182 cv e 40 kgfm, suspensão com ajuste esportivo, freios maiores e transmissão manual de seis marchas. No Salão de Genebra (Suíça), realizado de 3 a 13 de março, a Ford vai exibir uma configuração ainda mais radical do New Fiesta.
O New Fiesta ST200 terá o mesmo propulsor de 1,6 litro turbinado, porém calibrado para entregar 200 cv. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h. De acordo com a Ford, ao apertar o botão Overboost, o motorista tem um ganho de 15 cv e 3 kgfm durante 20 segundos. O câmbio manual de seis marchas teve as relações encurtadas.
A montadora divulgou um vídeo com o esportivo em ação. Além do maior desempenho, o New Fiesta ST200 traz diferenciais como pintura da carroceria cinza, rodas de liga leve aro 17 com acabamento preto fosco, pinças de freio vermelhas, bancos Recaro de couro, soleiras iluminadas e cintos de segurança com detalhes prateados.
Para maior estabilidade, sobretudo em curvas rápidas, o ST200 traz controle eletrônico vetorial de torque, suspensão ainda mais baixa e rígida que a do ST convencional e freios mais fortes. A produção para o mercado europeu começa em junho e o preço sugerido ainda não foi anunciado.
Publicado em 29/02/2016