A Volkswagen publicou, provavelmente por engano, e logo depois retirou do ar uma foto por inteiro do painel de Gol e Voyage 2017, modelos que a montadora vai apresentar neste mês com mudanças pontuais por dentro e por fora. O site Primeira Marcha, no entanto, conseguiu salvar a imagem, reproduzida nesta nota.
Há alguns dias, a própria Volks já tinha divulgado foto de um detalhe da cabine dos novos hatch e sedã, onde se via a central multimídia, equipada com função de espelhamento da tela do smarphone, e parte das saídas do ar-condicionado, que foram redesenhadas.
Agora, com a imagem vazada, dá para constatar que os novos Gol e Voyage terão um interior mais sofisticado e parecido com o da família Fox, com direito, ao menos nas versões mais caras, a detalhes como faixa metálica atravessando toda a extensão do painel, além de moldura cromada no ar-condicionado e nas já citadas saídas de ventilação.
O volante multifuncional que estará presente nas configurações topo de linha, por sua vez, será idêntico ao usado no Fox e, antes disso, no Golf. Já o painel de instrumentos terá novo desenho e disposição diferente dos mostradores, contando com tela do computador de bordo maior - mais uma vez, ficará quase idêntico ao do Fox. Outra novidade interessante é a presença, no centro, logo acima das saídas de ar, de um suporte para fixação de telefones celulares, recurso também oferecido pelas versões de entrada do Ford Ka.
Na semana passada, a Volkswagen também mostrou um detalhe da dianteira de Gol e Voyage 2017, que terão novo desenho do para-choque, da grade e dos faróis, estes exibindo um desenho interno mais complexo, com efeito tridimensional.
Este será o segundo facelift da atual geração. A nova deverá chegar em 2018, com a adoção de nova plataforma, que pode ser a MQB, mesma usada no Golf, ou NSF, utilizada no Up.
Além disso, Gol e Voyage também devem passar a ser equipados com o motor 1.0 flex de três cilindros do Up, porém apenas na versão aspirada, que entrega 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. Atualmente, esses modelos trazem sob o capô o antigo motor 1.0 de quatro cilindros, 76 cv e 10,6 kgfm, também bicombustível e que deve ser aposentado.
Publicado em 22/02/2016