Home > Notícias > Nissan confirma vendas do elétrico Leaf no Brasil a partir de 2016
  • Notícias
  • Nissan confirma vendas do elétrico Leaf no Brasil a partir de 2016
  • Modelo, que ainda não está disponível a pessoas físicas, vai chegar inicialmente importado e terá produção nacional em 2017
  • Por Alessandro Reis

    Depois de o governo federal isentar automóveis elétricos e movidos a hidrogênio da alíquota de 35% do Imposto de Importação, a Nissan anunciou o início das vendas oficiais do Leaf a pessoas físicas no Brasil a partir de 2016.

    A montadora também adiantou que o modelo será fabricado na planta de Resende, no Rio de Janeiro, a partir de 2017, inicialmente em regime CKD, no qual os componentes são importados e apenas a montagem é feita localmente. Por volta de 2020, o modelo será totalmente nacionalizado.

    Leaf hoje é comercializado em pequena escala apenas a empresas e frotistas

    Atualmente, o Leaf é vendido apenas a frotistas e empresas e está presente de forma experimental no serviço de táxi nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com o recém anunciado benefício fiscal e outras isenções que podem ser concedidas nos próximos meses, o preço do modelo, movido apenas a energia elétrica, ficará mais acessível.

    Há um projeto no Senado que prevê isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos elétricos e híbridos a etanol, desde que sejam produzidos localmente. A Nissan não dá estimativa de preços, mas especula-se que o Leaf deverá custar mais de R$ 100 mil, mesmo com todos os descontos de tributos.

    O Leaf chega importado no ano que vem já como modelo 2016, que recebeu melhorias como a ampliação da autonomia com uma carga completa das baterias, que é de cerca de 150 km na versão atual e saltou para aproximadamente 270 km.

    Publicado em 05/11/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados