Home > Notícias > Audi cria linha "performance" para modelos especiais de alto desempenho
  • Notícias
  • Audi cria linha "performance" para modelos especiais de alto desempenho
  • Nova designação identifica desempenho ainda maior para os modelos RS da marca
  • Por Jorge Meditsch

    Um desempenho ainda maior, combinado a altíssima eficiência - esta combinação é o fundamento da nova designação de modelos Audi performance. O Audi RS 6 Avant performance e o Audi RS 7 Sportback performance com uma nova versão do motor 4.0 TFSI que agora gera 445 kW (605hp) e torque máximo de 700 Nm. Um destaque especial do motor é a função overboost, que permite ao condutor elevar o torque, temporariamente, até 750 Nm. Os dois modelos RS performance aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, 0,2 s mais rápidos que os modelos RS básicos e precisam de apenas 12,1 segundos para chegar a 200 km/h. Com o pacote aerodinâmico opcional, a velocidade máxima pode ser elevada de 250 e 280 para 305 km/h, respectivamente. Apesar do aumento de potência de 45 hp, o sonoro V8 biturbo consome apenas 9,6 ou 9,5 litros por 100 km, correspondendo a 223 e 221 g de CO2 por quilômetro percorrido.

    A tração integral permanente quattro nas quatro rodas transmite a força para a estrada e distribui o torque de forma flexível através do diferencial central. Na configuração normal, 40 por cento do torque vai para o eixo dianteiro e 60 por cento para as rodas de trás. O controle de torque com sensores em cada roda intervém quando necessário. A Audi também equipa o trem de força quattro com um diferencial esportivo opcional no eixo traseiro, que comanda a distribuição e torque nas curvas entre as rodas interna e externa.

    A suspensão adaptativa a ar RS de série diminui a altura da carroceria do RS 6 Avant performance e do RS 7 Sportback performance em 20 milímetros. O controle de amortecimento integrado varia conforme as condições do piso, estilo de condução e o modo escolhido no sistema Audi drive select. A Audi oferece como alternativa a transmissão RS sport plus, mais rígida, com Dynamic Ride Control (DRC - controle dinâmico de rodagem). Outra opção adicional é a direção dinâmica, com relação de redução continuamente variável.

    Aceleração brutal: 0-100 km/h em 3,7 segundos e 0-200 km/h em apenas 12,1 s

    O motorista pode ajustar as principais funções usando o Audi drive select, inclusive o gerenciamento da direção, motor e sonoridade, o câmbio tiptronic e o diferencial esportivo opcional. De forma semelhante à do Audi R8, o motorista pode variar entre os modos auto, comfort, dynamic e individual sem precisar tirar os olhos da estrada, utilizando um botão especial localizado no volante esportivo multifuncional RS.

    Os novos modelos RS performance vêm de série com rodas de alumínio fundido com 21 polegadas, com pneus 285/30 no RS 6 Avant performance e 275/30 no RS 7 Sportback performance. Os quatro discos de freios ventilados internamente tem design ondulado para redução de peso. Alternativamente, a Audi pode instalar discos de fibrocerâmica de carbono. O Sistema de Estabilização Eletrônico (ESC) tem um modo Sport que pode ser desativado totalmente, caso necessário.

    Detalhes de design impactantes reforçam a atitude agressiva dos dois novos modelos RS performance. Eles incluem para-choques com design esportivo com entradas de ar maiores na dianteira e um destacado difusor na traseira, a grade tipo colmeia em preto brilhante típica dos modelos RS e as saias laterais salientes. O exterior diferenciado RS performance se distingue pelo logo quattro no duto de entrada de ar e pelas peças adicionais com aspecto de titânio fosco. A Audi oferece como opção a nova cor exclusiva azul Ascari.

    O interior dos dois carros vem de série com bancos esportivos RS com apoios laterais pronunciados e apoios de cabeça integrados. A Audi oferece os bancos na combinação preto e azul juntamente com o pacote de design RS performance opcional. Ele inclui uma nova forração para os bancos numa combinação de Alcantara e couro com padrão colmeia e costuras contrastantes combinando nos apoios de braços, elementos de controle e tapetes. Arrematando a combinação interna, há os apoios para joelhos em Alcantara e carbono com insertos de tecido azul.

    O novo Audi RS 6 Avant performance custa 117.000 euros na Alemanha e o novo Audi RS 7 Sportback, 121.700 euros. Os dois novos modelos estarão nas concessionárias a partir de novembro.

    Publicado em 22/10/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados