Uma versão nova de verdade, de um SUV de verdade. O Audi Q5 tem um histórico de sucesso desde seu lançamento, dentro de um segmento que, embora restrito no Brasil devido aos altos preços, é altamente disputado. Sua nova geração mantém os predicados da anterior: como a maioria dos produtos da Audi, é uma vitrine de novas tecnologias, dominada pela alta qualidade de manufatura.
Esteticamente, o novo Q5 mudou bastante em relação à versão anterior. Ganhou força no visual, embora as dimensões não tenham sido aumentadas significativamente. A dianteira é mais horizontalizada, a começar pela grade mais larga e com barras transversais, unida aos faróis por uma moldura cromada. Os faróis são mais estreitos, parecendo posicionados mais no alto, e se estendem pelos para-lamas. As entradas de ar nos cantos são bem grandes, quase no estilo do Porsche Cayenne.
Na lateral, as janelas parecem mais altas e uma nova linha de ombro deu mais musculatura ao perfil. As rodas são novas e variam de tamanho, conforme a versão: 18 polegadas na Attraction, 19 na Ambiente e 20 na Ambition. Na traseira, o destaque são as lanternas também mais horizontalizadas, com piscas sequenciais de belo efeito. Um novo difusor exagera as saídas de escapamento, sugerindo muita potência.
As mudanças melhoraram não apenas o visual, mas também contribuíram com o desempenho aerodinâmico. O coeficiente de arrasto é 0,30, um bom índice para um SUV de porte médio-grande. Além disso, o fluxo aerodinâmico mais bem-comportado contribui para reduzir os ruídos provocados pelo vento em alta velocidade. Com tudo isso, o Q5 manteve sua personalidade – o novo modelo é facilmente identificado nas ruas e estradas, sem sumir em meio à massa de SUVs reais e imaginários.
Por dentro
Os designers da Audi conseguiram alargar visualmente o interior do Q5 com a adoção de uma faixa na parte inferior do painel que se alarga até as portas. O painel é mais baixo e as colunas da frente mais estreitas, o que melhora a visibilidade para o motorista e proporciona maior integração com o mundo ao redor – ajudada pelo amplo teto solar panorâmico na versão de topo.
O motorista pode adaptar o painel ao seu gosto: o Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, que já é conhecido há algum tempo, é uma tela de alta resolução com 12,3 polegadas que permite escolher entre uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou um cenário onde o mapa de navegação é o centro das atenções. O novo ar-condicionado de três zonas está disponível nas versões Ambiente e Ambition.
Para os fonemaníacos, no Q5 o terminal MMI no console central controla todos os sistemas de entretenimento e informação. O MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e um botão rotativo com touchpad integrado onde é possível traçar letras com o dedo ou executar comandos como aproximar mapas e fotos. O sistema MMI funciona como os smartfones e há também uma nova função de controle por voz. Para se conectar à Internet, basta inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI.
O banco traseiro pode ser rebatido em três segmentos e permite ajustar a inclinação do encosto. Dependendo da posição do assento, o compartimento de bagagem varia entre 550 e 610 litros. O porta-malas conta com abertura e fechamento elétrico sem uso das mãos (a partir da versão Ambiente).
Rodando
Uma novidade mecânica do novo Q5 é a tração quattro ultra, o último estágio de desenvolvimento da tração integral da Audi. Basicamente, a tração nas quatro rodas está sempre disponível mas, sempre que possível, o Q5 usa tração dianteira, para reduzir o consumo e as emissões. O sistema monitora permanentemente a necessidade de tração também no eixo traseiro e é capaz de conectar as rodas de trás em cerca de dois décimos de segundo.
A tração quattro garante o desempenho do Q5 como um utilitário de verdade em terrenos difíceis, na lama, areia ou neve. Além disso, proporciona melhor dirigibilidade e mais segurança em curvas fechadas ou com piso molhado.
O motor de dois litros turbo com injeção direta do Q5 tem 252 hp e trabalha sincronizado ao câmbio de dupla embreagem de sete marchas. O conjunto garante uma condução suave no trânsito urbano, reagindo com prontidão ao acelerador na hora das arrancadas e ultrapassagens. Dá para chegar a 100 km/h em 6,3 segundos e a máxima é de 237 km/h – mais do que suficiente para um utilitário. Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.
Sistemas auxiliares
O que não falta no Q5 são sistemas de assistência auxiliares, na linha de vanguarda tecnológica característica da Audi. Um dos mais interessantes é o traffic jam assist (assistente de engarrafamento), que pode assumir o comando do carro no trânsito congestionado a até 65 km/h - tanto o volante como acelerador e freios.
Não tão novo, mas também muito útil, o Active lane assist ajuda a manter o carro na faixa. Outros sistemas são o Assistente de Tráfego Reverso, side assist, exit warning assist e pre-sense traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.
Versões e preços
A versão de entrada Attraction vem com o sistema Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect, rdas de 18 polegadas e sistema de navegação. Tudo por R$ 244.990.
O Q5 Ambiente tem a mais as rodas de 19 polegadas, a ar-condicionado de três zonas e bancos dianteiros esportivos - com memória para o do motorista. São de série o Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry. Sai por R$ 274.990.
O modelo de topo Ambition tem a sofisticação das luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. As rodas têm 20 polegadas e o preço sugerido é R$ 292.990.
Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.
A partir de outubro a Audi vai oferecer no Brasil uma versão de topo blindada de fábrica, com suspensão adaptativa, que custará R$ 354.990 e terá a mesma garantia das versões normais. A versão esportiva SQ5, ainda sem preço anunciado, chegará em novembro.
Publicado em 28/08/2017
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