Home > Autoconhecimento > Empresa desenvolve pneu com asas nas laterais para reduzir consumo
  • Autoconhecimento
  • Empresa desenvolve pneu com asas nas laterais para reduzir consumo
  • Protótipo será apresentado no fim de outubro. Tecnologia promete melhorar fluxo de ar nas laterais e na parte de baixo do veículo
  • Por Alessandro Reis

    Há décadas os automóveis trazem, em maior ou menor escala, alguma espécie de apêndice na carroceria para reduzir a resistência ao ar e, assim, melhorar o desempenho e diminuir o consumo de combustível. A tática de aprimorar a aerodinâmica é mais evidente em carros esportivos e de competição, que trazem saias laterais, defletores, asas e aerofólios com esse objetivo.

    Essa busca não apenas por desempenho, mas sobretudo por eficiência energética, está crescendo rapidamente na indústria automotiva, em tempos de limites legais cada vez menores para emissões de poluentes. Um exemplo recente disso, por incrível que pareça, está relacionado aos pneus.

    Yokohama recorreu a supercomputador para acelerar o desenvolvimento

    Depois de fabricantes do setor lançarem modelos que trazem sílica na sua composição, para redução de resistência à rolagem e consequente diminuição no gasto de combustível, a japonesa Yokohama está dando um passo adiante: a empresa atualmente desenvolve uma tecnologia que traz asas nas laterais dos pneus para direcionar melhor o fluxo de ar e, com isso, gastar menos energia durante a rodagem.

    Os experimentos nesse sentido começaram no fim de 2012 e agora contam com o uso de um supercomputador, cedido por uma universidade japonesa, com o posicionamento de "barbatanas" em diferentes ângulos na lateral externa do pneu. No entanto, a Yokohama ainda não tem números de quanto seria a redução no consumo por conta dessa tecnologia.

    Mais informações serão reveladas durante a apresentação de um protótipo do pneu no Salão de Tóquio (Japão), aberto ao público de 30 de outubro a 8 de novembro.

    Publicado em 16/10/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados