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  • Audi troca motor do A4 e A5
  • No lugar do TFSI de dois litros entra o novo 1,8 litro, com dois sistemas de injeção diferentes e paralelos. O consumo caiu, o desempenho é praticamente igual
  • Por Jorge Meditsch

    Mudança sob o capô: a Audi trocou os motores dos modelos A4 Sedan, A4 Avant e A5 Sportback vendidos no Brasil: no lugar do 2.0 TFSI, entra o ligeiramente menor 1.8 turbo TFSI. A nova mecânica conta com potência de 170 cv e torque de 320 Nm. Segundo a fábrica, a mudança pode proporcionar uma economia de consumo de até 21 por cento, acompanhada de redução equivalente nas emissões de gás carbônico (CO2).

    O novo motor possui um pacote tecnológico altamente sofisticado: além da injeção direta FSI, ele conta, paralelamente, com um sistema de injeção indireta multiponto. A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, reduzindo radicalmente o consumo e as emissões de partículas. Já o sistema de injeção direta é ativado na partida e quando o motor é solicitado mais fortemente, podendo executar até duas injeções por ciclo. Para otimizar ainda mais o fluxo de gases, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação.

    O peso total do motor, contando com os componentes periféricos, foi reduzido em 7,8 kg. Contribuição, entre outros itens, do novo módulo integrado que reúne o turbocompressor ao cabeçote e de um novo método de fundição para o bloco, que reduziu a espessura das paredes para apenas três milímetros. Outras alterações nesse sentido foram a utilização de quatro contrapesos em lugar de oito no novo virabrequim e mancais com menor diâmetro. Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência, polímeros leves são usados na bandeja de óleo e muitos parafusos agora são de alumínio. O atrito interno foi reduzido drasticamente por um inovador revestimento nas saias dos pistões e pela montagem de dois eixos de balanceamento roletados, que compensam as forças inerciais incidentes nos rolamentos.

    Tanto o A4 Sedan como o A5 Sportback tem o motor colocado longitudinalmente e utilizam a transmissão Multitronic de variação continua, com oito velocidades virtuais para os que apreciam brincar com as borboletas posicionadas no volante ou acham que são mais inteligentes que o software de operação da transmissão, desenvolvido para que o carro atinja o maior desempenho com o mínimo de consumo. O A4 Sedan 1.8 agora acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos (0,1 segundo a mais do que com o motor 2.0) e o A5 Sportback em 8,4 segundos. Evidentemente, não dá para notar na vida real – só através de instrumentos.

    A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 chega a 220 km/h. Nos dois modelos, a função start/stop, que desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista libera o pedal do freio, contribui para a redução do consumo, principalmente onde o trânsito é intenso e as paradas em semáforos e engarrafamentos, sucessivas.

    Ano-modelo

    O A4 Sedan 2015 é oferecido em duas versões - Attraction e Ambiente. Um tanto conservador no estilo, ele não chega a parecer antiquado, mas não tem o apelo esportivo do A5. Internamente, a nova versão traz como novidade o novo volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles, agora com a base aplainada, que facilita a entrada e saída do motorista. As soleiras das portas são em alumínio e o modelo tem alavanca de câmbio com acabamento em couro; bancos em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista e banco traseiro bipartido.

    Outros itens de série do Attraction são o pacote de luzes, o teto moldado em tecido e os vidros com isolante térmico. O carro traz também sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante automática. O cliente pode escolher quatro combinações de cores para os bancos. O ar-condicionado é automático e o porta-malas, com tapete reversível, tem 480 litros.

    O A4 Sedan Ambiente, que é oferecido também na versão Avant (station wagon), traz todos os equipamentos oferecidos no Attraction e mais ajuste elétrico nos bancos dianteiros, teto solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi music interface. A Avant tem teto solar panorâmico com acionamento elétrico e rack de teto em alumínio.

    A injeção indireta multiponto age nas baixas rotações. A direta, na partida e quando o motor e mais solicitado. Em alguns momentos, os dois sistemas podem atuar juntos. Parece complicado - e é, mas o ganho de eficiência é de cerca de 20 por cento

    Sem mudanças conceituais, a suspensão utiliza o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com a estrutura fixada em quatro pontos. Direção eletromecânica e programa eletrônico de estabilidade ESP são equipamentos de série.

    As mudanças do A5

    O A5 Sportback também ganhou o novo motor 1.8 TFSI. Razoavelmente completo, traz de série o acabamento interno "platinum", com bancos em couro. Os dianteiros têm ajustes elétricos, inclusive lombar. A versão Ambiente traz, adicionalmente, computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.

    Na estrada

    Experimentamos tanto o A4 como o A5 com o novo motor num trecho misto cidade-estrada. Como já esperávamos, não deu para sentir diferenças em relação ao motor 2.0 anteriormente oferecido nos dois carros. Os dois modelos mantêm sua característica agilidade, respondendo rapidamente às movimentações do acelerador e mostrando firmeza nas curvas em alta velocidade. Na cidade, o sistema stop/start, que desliga o motor quando o carro para nos semáforos ajuda a economizar, mas incomodou um pouco por causa do calor excessivo do dia: quando o motor é desligado, o compressor do ar-condicionado para de funcionar por algum tempo, voltando à ativa quando a temperatura interna aumenta alguns graus. Em nosso clima tropical, com sol escaldante, a volta à ação demora demais, gerando um certo incômodo. Mas quem se incomodar pode desligar o stop/start sem nenhuma dificuldade, basta pressionar um botão.

    Versões e preços:

    A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 138.990,00

    A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 147.990,00

    A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 152.990,00

    A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 155.990,00

    A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 167.990,00

    Publicado em 29/01/2015


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