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  • Duster 2021 é quase todo novo
  • O Duster ganhou carroceria e interior totalmente novos, além de alguns detalhes menores. Mas mantém o motor 1.6 e o câmbio da versão anterior
  • Por Jorge Meditsch

    O Duster mudou totalmente: está maior, tem linhas externas mais fortes e um interior mais limpo. Bem, talvez a mudança não tenha sido total: ele conserva o mesmo motor 1,6 litro e o câmbio CVT usados na versão anterior – a plataforma é a mesma.

    A carroceria teve as alterações mais importantes. Para começar, a coluna A (aquela do para-brisa) ficou mais inclinada, dando mais dinamismo ao perfil do utilitário esportivo e melhorando a aerodinâmica. A ‘cintura’ do carro ficou mais saliente, assim como os arcos de rodas. E, naturalmente, há novos faróis, nova grade e novas lanternas traseiras.

    Com tudo isso, o Duster manteve sua identidade, que é bastante forte. Talvez involuntariamente, os designers da Renault fizeram um modelo totalmente novo exteriormente que, para o observador menos atento, pode parecer muito com a versão anterior.

    O interior também mudou de cima a baixo. O painel, em especial, está muito mais elegante, com linhas limpas e uma tela central maior e mais bonita. São novos os bancos e os painéis das portas.

    Quem vai na frente usufrui de um bom nível de conforto. Já os passageiros de trás continuam com as pernas espremidas pela curta distância até os bancos dianteiros: a manutenção da plataforma manteve a distância entre eixos sem alteração e não houve como melhorar o conforto do banco traseiro.

    Rodando

    Uma mudança importante foi a adoção da direção elétrica, mais direta e leve nas velocidades mais baixas, mas firme na estrada. A coluna agora tem regulagens de altura e profundidade, o que facilita encontrar a posição ideal para guiar.

    A suspensão teve alguns ajustes e, em pisos mais irregulares, pareceu mais macia. Nas curvas, é claro, não consegue impedir a inclinação da carroceria se a velocidade for mais alta – mas ninguém espera que um SUV (se não for um Porsche ou equivalente) tenha desempenho de carro-esporte.

    A combinação do motor 1,6 litro de 120 cv (com etanol) com o câmbio CVT de variação contínua é boa para o uso urbano, de forma geral. Não deu para experimentar com carga total nem em ladeiras acentuadas, mas o peso do carro deve penalizar bastante o desempenho nessas circunstâncias. Não espere acelerações fortes nem retomadas atléticas. E cuidado nas ultrapassagens em pistas simples...

    De qualquer forma, o conjunto motor é silencioso e não vibra muito, mesmo ao acelerar mais fundo. O motorista pode ‘trocar’ marchas virtuais usando a alavanca, caso deseje.

    A Renault não oferece mais o motor 2,0 litro nem a versão 4x4 do Duster, que vendiam muito pouco. Mas o novo modelo mantém as características off-road do anterior, em especial os ângulos de entrada e saída (que foram melhorados). Dá para enfrentar buracos consideráveis, mas torça para não pegar muita lama ou areia pela frente.

    Um ponto negativo: o Duster só tem airbags dianteiros. Bolsas de ar laterais e de janela não são oferecidas nem mesmo como opcionais. No mercado brasileiro, isso não deve influenciar muito nas vendas, mas deveria.

    Versões e preços

    O conjunto mecânico é bom para a cidade, mas fica devendo na estrada e com o carro com carga máxima

    Pelo menos para o lançamento, os preços foram mantidos em relação ao modelo antigo. As versões disponíveis são as seguintes:

    Zen(R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA , cinto de segurança de três pontos em todas as posições , dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas Stop & Start , trava elétrica com fechamento automático (CAR) , banco do motorista com regulagem de altura , luz de cortesia traseira , banco

    traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16” , rádio 2DIN , quatro alto-falantes e chave canivete.

    Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.

    Zen CVT X-TRONIC(R$ 77.790) – Todos os itens da versão Zen câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada.

    Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

    Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria , barras de teto cromadas , aplique prateado nos para-choques , faróis de neblina , retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16” , vidros elétricos com função um toque , indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.

    Opcional: banco de couro.

    Iconic CVT X-TRONIC(R$ 87.490) – Todos os itens da versão Intense - CVT X-TRONIC sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.

    Publicado em 09/03/2020

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