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  • Volvo mira na economia com novo motor para o XC 60
  • O motor que equipa o XC 60 2015 faz parte de uma família totalmente nova, criada com foco na economia de combustível e redução de peso e emissões
  • Por Jorge Meditsch

    Economia de combustível, com certeza, não deve estar entre as prioridades de quem paga mais de R$ 160 mil por um automóvel, mas de qualquer forma, faz bem para o planeta. Por isso, o novo motor Drive-E da Volvo, que estreia no Brasil no utilitário esportivo XC 60 é, certamente bem vindo.

    A Volvo, que continua sueca, apesar de controlada financeiramente pelo grupo chinês Geely, desenvolveu uma nova família de motores de quatro cilindros em torno de um bloco único de alumínio, que pode ser usado inclusive para uma versão diesel, com algumas adaptações, como camisas de cilindros mais espessas. A receita genérica é a usual: injeção direta de combustível nas câmaras de combustão e duplo comando de válvulas com variação contínua do tempo de abertura, com quatro delas em cada cilindro. Isso e mais outras medidas de otimização, como a montagem do turbo junto ao coletor do escapamento, uma bomba elétrica para a água e redução do atrito interno em todos os pontos possíveis.

    O resultado foi, além da otimização funcional, uma redução de 23 quilos no peso em relação ao motor previamente utilizado no XC 60. O Drive-E tem 245 cv e um bom torque, 35,7 kgm, disponível entre 1.500 e 4.800 rpm. De funcionamento suave, ele é auxiliado eficientemente pela nova transmissão automática adotada pela Volvo, com oito marchas.

    O câmbio automático de oito marchas otimiza o desempenho do novo motor. Para ganhar ainda mais eficiência, faltou trocar a direção hidráulica tradicional por um sistema com assistência elétrica

    Em termos de consumo, segundo a fábrica o novo motor pode ser até 27% mais econômico, fazendo 11,1km/l na estrada e até 8,0km/l na cidade, frente a 8,7km/l e 6,9km/l do motor anterior. Usando a função Eco , acionada por um botão no console, que altera a rotação para troca das marchas, é possível, em tese, melhorar em até 5% a economia de combustível. Um recurso a mais nesta função é o desacoplamento automático da transmissão quando o motorista tira o pé do acelerador acima de 65 km/h, em descidas ou ao deixar o carro rolar no plano.

    Na estrada, o comportamento é bom: o XC60 T5 Drive-E acelera rápido - vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de sete segundos e, nas retomadas e ultrapassagens, responde com agilidade. A direção é firme e precisa (continua hidráulica, se fosse substituída por uma com assistência elétrica melhoraria ainda mais a economia do carro) e a suspensão transmite confiança nas curvas.

    Não há muito o que falar em termos de conforto interno, no que o XC 60 não mudou. O utilitário oferece bom espaço e todos os itens obrigatórios para carros de seu preço. Quanto à segurança, é um Volvo e, portanto, referência na área.

    Os compradores do novo XC 60, assim como dos demais carros da Volvo, podem ter certeza de uma coisa: exclusividade. Sem previsão de fabricar no Brasil, a marca tem direito a uma cota de importação de apenas três mil carros por ano, sem previsão de expansão no horizonte visível. Portanto, fora dos grandes centros, não se vê muitos Volvos pelas ruas.

    Além do XC 60, o novo motor T5 Drive-E vai equipar outros modelos da marca, como o sedã S60 T5 R-Design e a perua V60 T5 R-Design. As versões T6 da linha 60 permanecem com o 3.0 Turbo de 304 cv.

    Publicado em 17/05/2014

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