Home > Autoavaliação > Novo 208: a Peugeot reposiciona seu hatch
  • Autoavaliação
  • Novo 208: a Peugeot reposiciona seu hatch
  • Além de uma discreta atualização estética, o novo Peugeot 208 lança no Brasil o três-cilindros de 1,2 litro, uma interessante novidade no segmento
  • Por Jorge Meditsch

    Personalidade nunca faltou ao Peugeot 208 – e nem aos outros modelos da marca. Com um design sempre marcante, o hatch passou agora por um ligeiro retoque. Mas o mais importante no lançamento da linha 2017 é o posicionamento da Peugeot, que decisivamente abriu mão de qualquer pretensão de disputar o mercado em termos de volume, passando a classificar o hatch compacto como um modelo premium dentro de seu segmento.

    Duas novidades são os pontos altos do lançamento: a primeira é o que a fábrica chama de i-Cockpit, uma nova concepção do painel de instrumentos, posicionado mais alto. Conjugado a um volante de diâmetro reduzido, que lembra um pouco a tendência esportiva reinante nos anos 70, ele permite que o motorista visualize os marcadores por cima da direção.

    A segunda alteração importante é a disponibilização do novo motor flexível 1,2 litro com três cilindros, que substitui o conhecido quatro cilindros de 1,5 litro. Com 90 cv, ele tem praticamente a mesma potência do 1.5 e 25 kg a menos de peso. A fabricante o proclama como o três-cilindros mais econômico do país.

    Nosso contato com o novo motor se deu nas ruas de Fortaleza e ele mostrou, ao primeiro contato, bastante suavidade no funcionamento, sem vibrações que possa se classificar de incômodas. Ao mesmo tempo, o desempenho é razoavelmente elástico, não exigindo trocas demasiado frequentes de marchas. O câmbio manual é bem dimensionado e tem encaixes precisos. Numa disputa entre os jornalistas participantes do lançamento, num trecho de aproximadamente sete quilômetros de estrada movimentada, muitos participantes conseguiram rodar em torno de 25 quilômetros por litro – evidentemente guiando de forma bastante cuidadosa.

    Correndo por fora – literalmente – chega também a nova versão GT, com acabamento mais requintado e esportivo e motor THP com 173 cv de potência e um acerto mais esportivo da suspensão. O 208 GT chega aos 100 km/h em 7,6 segundos, uma marca bastante satisfatória para sua proposta, que carrega o handicap do preço: R$ 78.990. Verdade que o modelo tem acabamento refinado, com bancos em couro, pedaleiras de metal, dupla ponteira de escapamento cromada e rodas (com pneus de perfil baixo) e grade dianteira diferenciadas. Os freios também são mais eficientes, com o disco dianteiro, ventilado, 17 mm maior e 6mm mais espesso que o normal.

    A política da Peugeot é não forçar uma concorrência com os modelos de entrada de outras marcas. Por isso, não oferece a opção de motor 1,0 litro e disponibiliza maior gama de equipamento em todas as versões do 208

    Também com ar esportivo, mas sem pretensões a um desempenho muito atlético, há o 208 Sport. A versão é mais cosmética do que funcional e é equipada com o já conhecido motor 1,6 litro com 16 válvulas e câmbio manual de cinco marchas.

    Não poderia faltar ao lançamento uma nova central multimídia, comandada através de uma tela colorida multitoques. O equipamento permite o espelhamento de telefones celulares e o acionamento de suas funções e aplicativos. Também serve para mostrar as imagens da câmera de ré, presente nas versões GT e Griffe.

    O Novo 208 é oferecido em seis versões de acabamento, começando pela Active e a Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual. A Allure pode vir com o motor 1.2 e câmbio manual ou o 1.6 16V e câmbio automático sequencial. A Sport é equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual, a Griffe tem motor 1.616V e transmissão automática sequencial e a GT, o motor turbo THP e câmbio manual de seis marchas.

    Versões e preços

    Active 1.2 R$ 48.190

    Active Pack 1.2 R$ 51.690

    Allure 1.2 R$ 54.990

    Allure 1.6 automática R$ 59.090

    Sport 1.6 R$ 60.990

    Griffe 1.6 automática R$ 64.590

    GT 1.6 THP R$ 78.990

    Publicado em 25/04/2016

    Galeria Relacionada 25/04/2016 - Novo Peugeot 208

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados