Vendida no Brasil até o fim de 2013 como Jetta Variant, quando deixou de ser oferecida por aqui, a perua derivada do Golf volta ao mercado local, desta vez com o mesmo nome que sempre teve na Europa: Golf Variant.
Oferecida com preços a partir de R$ 87.490, a perua traz a mesma base mecânica do hatch: motor 1.4 turbo a gasolina de 140 cv e 25,5 kgfm de torque (a partir de apenas 1.500 rpm), sempre acoplado à transmissão automatizada de sete marchas. O Golf parte de R$ 81,3 mil com esse câmbio, mas também é oferecido com transmissão manual de seis marchas por R$ 74,3 mil.
O maior diferencial da Golf Variant na comparação com o hatch é a capacidade do porta-malas, que na perua é de 605 litros, contra 313 litros. Além disso, o lançamento é mais longo, com 4,56 m, contra 4,25 m de comprimento (31 cm de diferença). O peso também é maior: 1.357 kg contra 1.218 kg.
Na versão de entrada Comfortline, a novidade traz sete airbags, alerta de pressão dos pneus, trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com Bluetooth e USB (GPS é opcional), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de neblina, sistema start-stop (que desliga o motor em paradas rápidas para poupar combustível), volante revestido de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
A configuração topo de linha Highline, a partir de R$ 94.990, acrescenta ar-condicionado com dois ajustes independentes de temperatura, bancos de couro, piloto automático, sensores de chuva e de faróis e volante com comandos da central multimídia e do computador de bordo integrados. Com todos os opcionais, como teto solar, faróis de LED e frenagem de emergência, o preço chega perto dos R$ 130 mil.
Enquanto o Golf começa a ser fabricado no Brasil no segundo semestre, a Variant não tem previsão de ser nacionalizada e, até segunda ordem, seguirá com importação a partir do México, da mesma forma que acontece atualmente com o hatch.
Publicado em 25/05/2015