A Ford apresentou nos Estados Unidos um novo sistema de som desenvolvido pela Sony que, de acordo com a marca japonesa, é capaz de oferecer uma qualidade sonora do mesmo nível que aparelhos domésticos premium.
A novidade estreou na versão topo de linha Platinum do SUV (utilitário esportivo) Explorer, que chegou a ser vendido no Brasil na década de 90 e continua à venda em mercados como o norte-americano. De acordo com a Ford, o novo sistema de som teve em seu desenvolvimento o auxílio do violinista Giro Shiraishi, que visitou salas de concento de Berlim (Alemanha), Viena (Áustria) e Amsterdã (Holanda) para levar à cabine do veículo um áudio com qualidade próxima da ouvida nesses locais.
O lançamento conta com tecnologias como Clear Phase, que reduz ruídos e distorções, e Vivo Acoustics, que busca reproduzir digitalmente a sensação de estar ao vivo na apresentação de uma orquestra. O som traz ao todo 12 alto-falantes, instalados em locais estratégicos da cabine, e tem potência máxima de 500 watts.
O equipamento também conta com subwoofer com gabinete de oito polegadas para reforçar os graves. A Ford ainda não confirma, mas o novo sistema de áudio deverá ser oferecido nas versões topo de linha de modelos hoje comercializados no Brasil, como Fusion, Focus e Edge.
Publicado em 27/04/2015