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  • O sedã compacto da Honda chega à sua quarta geração maior e bem mais confortável
  • Por Jorge Meditsch

    Carros e seres humanos têm vários paralelos. Um deles é a tendência a crescer a cada nova geração. Nos seres humanos, isto se deve, em linhas gerais, à melhora nas condições de vida, especialmente à mudança na dieta: descendentes de orientais que passam a tomar leite - alimento não tradicional na China e no Japão -, por exemplo, são bem mais altos que seus pais.

    O crescimento dos carros tem a ver com as condições de vida de seus compradores. Quando as economias vão bem, a cada troca de carro, o consumidor quer um modelo mais confortável e, em se tratando de carros mais populares, isto quer dizer maior.

    Isto é o que está acontecendo com o Honda City. O modelo, que foi lançado originalmente para os mercados da Ásia e lançado no Brasil já em sua terceira versão, chega à quarta geração mais avantajado. O tamanho maior traz uma melhora notável no conforto: os cinco centímetros a mais na distância entre eixos, por exemplo, levaram a uma ampliação considerável no espaço para os passageiros de trás, comparável ou até melhor que o de carros bem maiores externamente.

    As linhas externas mudaram, ficaram mais moderna e esportivas, mas não caíram no lugar comum da “coreização” que assola os departamentos de design mundo afora. O City é um Honda, e ponto final. Isto quer dizer que seu estilo não vai envelhecer subitamente, destino a que estão condenados muitos carros de hoje.

    Mecanicamente, o City preserva o motor 1.5 16V, que ganhou o sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Uma mudança importante é a troca da caixa automática anterior pela transmissão CVT, de variação contínua, que proporciona mais eficiência no consumo de combustível, mantendo o motor dentro da faixa ideal de rotação quase o tempo todo. Para quem não abre mão de costumes antigos e faz questão de trocar marchas, a nova transmissão tem sete velocidades de mentirinha e shift paddles (aletas atrás do volante) nas versões EX e EXL, as mais caras.

    A suspensão é correta e agradável na estrada e a direção elétrica, leve nas manobras e firme em alta velocidade, transmite segurança ao dirigir. Em trechos de subida mais acentuados, o motor gira alto para manter a força, o que compromete todo o esforço feito pela Honda para reduzir o ruído interno. Como nem todo mundo mora em cidades cheias de ladeiras, isto pode não significar muito, porém.

    Internamente, o City é confortável e bem resolvido, bem acabado, sem ser luxuoso, e traz uma novidade inédita entre carros nacionais: ar-condicionado digital com comandos touchscreen. A tecnologia é interessante, mas com o carro em movimento pode ficar até um pouco mais difícil acertar a regulagem do que com os sistemas convencionais.

    Versões e equipamentos

    Observação: os preços se referem a carros com pintura sólida. Para pintura metálica, há cobrança adicional.

    City DX MT – R$ 53.900 (pintura sólida)

    Rodas de aço aro 15” com calotas

    Câmbio manual de cinco velocidades

    Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos

    Áudio CD/MP3 player HFT

    Direção elétrica EPS

    Ar-condicionado manual

    Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar

    Airbags frontais

    City LX CVT – R$ 62.900 (pintura sólida)

    Grade dianteira e friso traseiro cromados

    Rodas de liga leve aro 16” diamantadas

    Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos

    Áudio CD/MP3 player com 4 alto-falantes

    Direção elétrica EPS

    Câmbio CVT

    Ar-condicionado manual

    Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar

    Banco traseiro bipartido com descanso de braço central

    Airbags frontais

    A opção automática ganhou em eficiência com a transmissão CVT, com variação contínua. O motor 1,5 litro não chega a entusiasmar pelo desempenho, mas cumpre seu papel no trânsito urbano

    City EX CVT – R$ 66.700 (pintura sólida)

    Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados

    Faróis de neblina

    Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção

    Rodas de liga leve aro 16” diamantadas

    Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos

    Direção elétrica EPS

    Câmbio CVT com shift paddle

    Ar-condicionado digital com comando touchscreen

    Sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes HFT

    Controle de áudio HFT no volante

    Câmera de ré multivisão

    Bluetooth

    Piloto automático

    Chave tipo canivete

    Airbags frontais

    City EXL CVT – R$ 69.000 (pintura sólida)

    Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados

    Faróis de neblina

    Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção

    Rodas de liga leve aro 16” diamantadas

    Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos

    Direção elétrica EPS

    Câmbio CVT com paddle shift

    Ar-condicionado digital com comando touchscreen

    Sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes HFT

    Controle de áudio HFT no volante

    Câmera de ré multivisão

    Bluetooth

    Piloto automático

    Bancos e volante de couro

    Apoio de braço dianteiro central

    Airbags frontais e laterais dianteiros

    Publicado em 29/09/2014

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