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  • Honda CG 150 Titan agora também tem sistema de freios combinado
  • O sistema CBS – Combined Braking System –, que aciona também o freio dianteiro quando o traseiro é acionado, até agora era um privilégio apenas de motocicletas de média a alta cilindrada
  • Por Gabriel Marazzi

    A Honda acaba de divulgar o lançamento da primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System). É a CG 150 Titan, que terá essa tecnologia disponível nas versões ESD e EX.

    Apesar de não reduzir a distância ideal de frenagem da motocicleta, o sistema CBS, assim como o ABS (sistema anti-bloqueio das rodas, ainda não disponível na linha CG), aumenta a segurança da pilotagem no uso cotidiano, uma vez que impede que, em uma manobra repentina ou de emergência, impede que apenas a roda traseira receba toda a força de frenagem, o que às vezes causa o desequilíbrio da motocicleta.

    O sistema CBS da Honda CG 150 Titan é um pouco diferente dos já conhecidos em outros modelos da marca, por combinar um sistema de acionamento hidráulico (dianteiro) com um sistema mecânico (traseiro). Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. A proporção é de 66% da força de frenagem para a roda traseira e 34% para a dianteira.

    Foi a Honda que iniciou o desenvolvimento do sistema de freios CBS em motocicletas. Os primeiros testes, ainda nos anos 70, foram feitos em uma motocicleta de competição, a RCB 1000, que competia na categoria Endurance. A ideia, naquele momento, era apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração. Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Honda Gold Wing GL 1200 e, após 11 anos, passou a equipar a CBR 1000F. Atualmente o sistema está presente também em scooteres, como os Honda Lead e PCX.

    Publicado em 04/08/2014

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