Home > Notícias > Governo de SP vai ajudar a encontrar comprador para a fábrica da Ford
  • Notícias
  • Governo de SP vai ajudar a encontrar comprador para a fábrica da Ford
  • Venda da linha de montagem de São Bernardo do Campo seria alternativa para tentar manter os mais de 4.200 empregos
  • Por A. Santos

    João Doria (PSDB), o governador de São Paulo, anunciou nesta quinta (21) que vai ajudar a buscar um comprador para a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, até o fim do ano, como tentativa de manter os empregos na unidade - segundo o Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, são cerca de 4,2 mil trabalhadores, mais quase 25 mil na cadeia produtiva.

    Na terça passada (19), a montadora emitiu comunicado informando que até o final de 2019 vai encerrar as atividades fabris na planta paulista, que hoje fabrica caminhões da linha Cargo e também o compacto Fiesta - cuja produção não será transferida para outra fábrica da Ford. A companhia diz que a decisão partiu da matriz nos Estados Unidos por conta de alegados prejuízos nas operações da marca na América do Sul ao longo dos últimos anos.

    Sindicato vai aos EUA para negociar com a direção global da montadora

    O anúncio do governador aconteceu após reunião pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, com Lyle Watters, CEO da Ford América do Sul; Rogélio Golfarb, vice-presidente da empresa; e Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo.

    Após a reunião, houve entrevista coletiva, da qual os executivos da companhia não participaram. Representantes do sindicato também ficaram fora do encontro, mas Doria informou que eles serão convidados para futuras reuniões com o governo do estado e demais partes envolvidas.

    "Não foi feito o convite porque não era o momento de ter ainda o sindicato participando de reuniões, mas será. E o sindicato será convidado, sim, para ter uma conversa conjunta. Não só com o governo, mas com a Ford, mas no momento oportuno. Primeiro precisávamos ter o diagnóstico correto para saber em que campo a nossa conversa ocorreria, em que nível e em que perspectiva", disse o governador.

    Também na quinta-feira, o sindicato anunciou que nos próximos dias vai se reunir com a direção global da Ford em Dearborn, Michigan, Estados Unidos, na tentativa de reverter a decisão de fechar a fábrica. Desde terça passada, os trabalhadores estão de braços cruzados e só voltam à planta na próxima terça (26), quando haverá uma assembleia às 6h em frente ao portão com os trabalhadores. No mesmo dia, à tarde, haverá outra reunião, dessa vez com representantes do Ministério Público do Trabalho de São Bernardo e o prefeito Morando para buscar alternativas para a manutenção dos empregos.

    Publicado em 22/02/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados