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  • PSA começa a fabricar no Rio o Citroën C4 Cactus, que chega em setembro
  • SUV compacto tem entre-eixos de 2,60 m e opção de motor 1.6 turbo ou aspirado, com transmissão manual ou automática
  • Por Alessandro Reis

    A Citroën começa a vender em setembro o C4 Cactus, SUV compacto feito em Porto Real (RJ) sobre a mesma plataforma PF1 utilizada por Peugeot 208 e 2008 e Citroën Aircross e C3. A novidade, segundo a PSA, controladora das marcas, terá "papel-chave" na meta para ampliar a participação de mercado dos atuais 1,9% (Peugeot e Citroën) para cerca de 5% em 2021.

    O utilitário já começou a ser produzido na planta fluminense e contou com cerimônia do "lançamento industrial" na fábrica, realizada esta semana, quando a empresa revelou mais alguns detalhes do Cactus, cuja versão brasileira foi projetada e desenvolvida em solo brasileiro, paralelamente à atualização do modelo vendido na Europa, lançada em março passado. O projeto, que inclui modernização da linha de montagem fluminense, tem investimento de R$ 580 milhões entre 2016 e 2018, informa a PSA.

    Mais de 400 colaboradores participaram da elaboração do C4 Cactus nacional (e também do europeu), em processo que teve a montagem de mais de 165 protótipos, os quais rodaram mais de 1 milhão de quilômetros para adequar suspensões e outros sistemas às necessidades do nosso mercado e da região - o SUV será exportado para a Argentina e outros países.

    Preços e versões serão anunciados no fim deste mês

    Na ocasião, a PSA exibiu duas unidades estáticas da versão topo de linha, cujo nome e outros detalhes, como preços da gama, serão anunciados em evento marcado para o próximo dia 27. A reportagem teve a oportunidade de entrar no modelo e confirmar os equipamentos que estarão disponíveis na opção mais completa: motor 1.6 THP turbo flex de 173 cv, câmbio automático de seis marchas da Aisin, bancos de couro, Grip Control (seletor de modos de tração, sempre dianteira), central multimídia de sete polegadas com Android Auto, Apple CarPlay e GPS, Isofix, freios a disco nas quatro rodas, sensor de chave, partida do motor por botão, sensores crepuscular e de chuva e painel de instrumentos 100% digital emprestado do Citroën C4 Lounge, câmera de ré, rodas de 17 polegadas, volante multifuncional e opção de pintura em dois tons - três opções de cor para o teto e sete para o restante da carroceria.

    No quesito segurança, a configuração topo de linha do utilitário oferece de série seis airbags e controles de tração e estabilidade com assistente de subida e descida de rampa, além de auxiliares eletrônicos à condução: frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga e controle de velocidade de cruzeiro convencional, sem função adaptativa.

    Na visita à fábrica, também foi possível constatar, na linha de montagem, que o C4 Cactus também será oferecido com motor 1.6 16v aspirado bicombustível de até 122 cv, acompanhado de câmbio automático (o mesmo da versão turbo) ou transmissão manual.

    A PSA já tinha divulgado imagens do desenho externo e da cabine do novo utilitário esportivo da Citroën.

    Publicado em 02/08/2018


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