Home > Notícias > Anfavea anuncia queda de 20% na produção de veículos devido a greve
  • Notícias
  • Anfavea anuncia queda de 20% na produção de veículos devido a greve
  • Paralisação dos caminhoneiros em maio paralisou a produção em todas as fábricas de veículos por falta de peças
  • Por Alessandro Reis

    A Anfavea, a associação das montadoras, divulgou o balanço da produção de veículos em maio, que apresentou queda por conta da greve dos caminhoneiros. Segundo a entidade, no mês passado foram produzidas 212,3 mil unidades, o que representa uma baixa de 20,2% na comparação com abril e de 15,3% ante o total registrado em maio de 2017.

    Falta de peças prejudicou também as exportações

    Considerando o acumulado do ano, de janeiro a maio, porém, houve alta de 12,1%, com 1,17 milhão de veículos este ano e 1,05 milhão em igual período no ano passado. As exportações também sofreram com a paralisação: em maio, 60,7 mil unidades fabricadas aqui foram enviadas para outros mercados, contra 73,2 mil em abril - queda de 17%. Comparando com maio de 2017 quando 73,4 mil unidades foram exportadas, a redução foi de 17,3%.

    "A indústria automobilística deixou de produzir entre 70 e 80 mil veículos, vender cerca de 25 mil e exportar algo próximo a 15 mil unidades", avaliou Antonio Megale, presidente da Anfavea.

    De acordo com o executivo, "agreve dos caminhoneiros dificultou o abastecimento de peças para a produção e de transporte de veículos para as concessionárias. Além disso, trabalhadores e consumidores tiveram dificuldade com abastecimento de combustível, interferindo nos deslocamentos até a rede. Não fosse este cenário, certamente teríamos registrado maior crescimento em maio".

    Publicado em 07/06/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados