Home > Notícias > Nissan desenvolve tecnologia que lê ondas cerebrais
  • Notícias
  • Nissan desenvolve tecnologia que lê ondas cerebrais
  • Sistema que é capaz de antecipar reações do motorista para aumentar conforto e segurança será exibido em janeiro na CES
  • Por Alessandro Reis
  • A Nissan vai exibir na CES, feira de tecnologia realizada em janeiro em Las Vegas (EUA), a mais nova versão da tecnologia Intelligent Mobility, voltada à condução autônoma e ao futuro da mobilidade. O novo recurso promete literalmente ler o pensamento do motorista, graça ao uso de sensores instalados na cabeça que captam as ondas cerebrais e as enviam a uma central eletrônica para que sejam interpretadas.

    Sensor instalado na cabeça capta as ondas do cérebro e as envia para central de processamento

    O recurso, chamado pela Nissan de B2V (brain to vehicle ou do cérebro para o veículo), serve tanto para assistir o motorista quanto para adaptar o carro em modo totalmente autônomo de acordo com as necessidades dos ocupantes. A montadora informa que o B2V pode, por exemplo, detectar se o motorista vai fazer uma curva, acelerar ou frear, antecipando a reação dos assistentes de condução do automóvel em até 0,5 segundo. Com isso, por exemplo, o carro pode reagir instantes antes de o condutor pisar no pedal de freio e assim evitar ou reduzir os danos de uma batida.

    No modo autônomo, a tecnnologia poderia perceber desconforto dos ocupantes e ajustar a temperatura do ar-condicionado ou ajustar o modo de rodagem, deixando as suspensões mais macias, por exemplo.

    O projeto da Nissan ainda está em fase de protótipo e por enquanto a companhia não informa quando e quais modelos da marca vão incorporar os novos recursos.

    Publicado em 03/01/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados