Ao que tudo indica, a Ferrari se rendeu à pressão do mercado, cada vez mais ávido por SUVs, e dentro de 30 meses, algo em torno de 2020 e 2021, vai colocar no mercado seu primeiro utilitário esportivo. A mudança de planos da marca italiana, que em um passado não muito distante já negou com veemência a possibilidade de produzir um SUV, partiu de Sergio Marchionne, chefão da Ferrari e da FCA, que controla a marca do cavalo empinado.
Durante evento na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos, o executivo afirmou que "está falando muito sério" sobre a possibilidade, depois de afirmar em agosto que um utilitário esportivo "não faria mal à marca".
Marchionne chama o modelo de carroceria alta de "FUV", que significa "Ferrari Utility Vehicle", fazendo um trocadilho com a sigla original, que significa "Sport Utility Vehicle" (veículo utilitário esportivo). O "FUV" seria um elemento fundamental nos planos da empresa de aumentar a produção sem abrir mão da exclusividade típica da Ferrari - hoje, a fabricante de Maranelllo fabrica cerca de 10 mil unidades anuais.
O SUV da Ferrari deverá ser baseado na mesma plataforma do modelo que vai suceder a perua GTC4 Lusso, oferecendo tração integral, possivelmente quatro portas e propulsão híbrida, combinando motor V8, possivelmente sobrealimentado por turbo, e um ou mais propulsores elétricos para render algo em torno de 700 cv.
Confirmado o lançamento do "FUV", ele vai fazer frente ao Urus, primeiro SUV da Lamborghini, que chega em 2018, e ao Maserati Levante, sem contar as versões mais potentes e nervosas do Porsche Cayenne, para citar alguns exemplos.
Publicado em 11/10/2017