Home > Notícias > Ford inaugura fábrica de motores 1.0 de última geração em Camaçari
  • Notícias
  • Ford inaugura fábrica de motores 1.0 de última geração em Camaçari
  • Nova planta tem capacidade para produzir 210 mil motores por ano, dentro dos mais modernos e avançados recursos de sustentabilidade
  • Por Ricardo Panessa

    A Ford inaugurou hoje a primeira fábrica de motores automotivos de alta tecnologia no Nordeste brasileiro. Com investimento de 400 milhões de reais e a criação de 300 novos empregos diretos, a fábrica, construída no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia, vai produzir a mais nova geração de motores 1.0 de três cilindros flex, atual tendência para veículos compactos.

    O novo motor, chamado Ford 1.0 3C, introduz a tecnologia de duplo comando, que contribui para aumentar a potência e o torque, fatores importantes para os veículos de baixa cilindrada, além de oferecer melhor economia de combustível em relação aos motores convencionais.

    O projeto foi especialmente desenvolvido pela engenharia brasileira da marca para equipar o Novo Ka, futuro carro compacto que chega ao mercado em 2014. A fábrica de motores de Camaçari está entre as mais modernas do mundo. Ela é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.

    Tecnologia de produção - Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a nova fábrica de motores 1.0 flex segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. Completa, ela produz desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final em sua linha avançada e ergonômica.

    Além de cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, ela conta com 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.

    Qualificação - A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex tem 300 empregados diretos, que passaram por mais de 380.000 horas de treinamento, ministradas por técnicos especializados. A unidade conta também com um novo e completo centro de treinamento, que foi construído e equipado para oferecer desde os conceitos básicos de segurança e qualidade até cursos complexos de operação e manutenção, incluindo os princípios e ferramentas do FPS (Sistema de Produção Ford). Em parceria com o SENAI foram desenvolvidos conteúdos específicos para aplicação na manufatura de motores, além de treinamentos ministrados pelos fornecedores de equipamentos da fábrica.

    Publicado em 09/04/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados