Home > Notícias > Último Dodge Viper sai da linha de montagem nos EUA
  • Notícias
  • Último Dodge Viper sai da linha de montagem nos EUA
  • Esportivo com motor V10 deixa de ser produzido 25 anos após seu lançamento e vai deixar muito fã de esportivo na saudade
  • Por Alessandro Reis

    Fim de linha, literalmente. Saiu ontem (17) da fábrica em Detroit (Michigan), nos Estados Unidos, a última unidade do Dodge Viper, 25 anos depois do lançamento do "muscle car" que marcou época com seu motor V10 grande e potente e pela condução "old school", com câmbio manual e, é claro, tração traseira.

    Cupê chegou a ficar fora de linha entre 2010 e 2012, quando chegou a atual geração

    O exemplar que marcou a despedida é da cor vermelha. O penúltimo, montado logo antes dele, traz carroceria amarela com faixas pretas. Fotos dos dois Vipers finais foram publicadas no Instagram por Ralph Gilles, chefe de design da Fiat Chrysler, dona da Dodge, segundo o qual o Viper amarelo foi vendido para um amigo.

    Gilles é ele próprio um fã do cupê visceral, tanto que foi um dos responsáveis pelo relançamento do esportivo em 2012, na quinta e derradeira geração, dois anos depois de o carro deixar de ser produzido. As baixas vendas e o preço alto, começando logo acima de US$ 90 mil (cerca de R$ 283 mil na conversão direta), acabaram decretando o fim, aparentemente definitivo - a fábrica do cupê nos arredores de Detroit, inclusive, será fechada no fim deste mês.

    Lançado em 1992, depois de ser apresentado como conceito no Salão de Detroit de 1989, o Viper da geração atual traz motor V10 naturalmente aspirado com colossais 8,4 litros de cilindrada, capaz de entregar 654 cv de potência e 82,95 kgfm de torque, enviados para o eixo traseiro e gerenciados por transmissão manual.

    Publicado em 18/08/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados