Home > Notícias > Mercedes GLA 2018: mais cara de SUV
  • Notícias
  • Mercedes GLA 2018: mais cara de SUV
  • Três anos após seu lançamento no Brasil, o GLA passa por alterações para reforçar sua aparência como SUV. Uma exigência do mercado, que só pensa nesse tipo de carro
  • Por Jorge Meditsch

    Três anos após seu lançamento no Brasil, o Mercedes GLA passou por uma revisão no estilo para ganhar um aspecto mais robusto e, com isso, tentar ampliar o leque de compradores em potencial. Ao longo de sua trajetória, o GLA firmou-se como o segundo modelo mais vendido da marca alemã no país e conseguiu ajudar a Mercedes a abrir o leque de clientes para um público mais jovem que seus tradicionais compradores.

    De qualquer forma, a ideia agora é ganhar ainda mais espaço no mercado de SUVs urbanos categoria premium, um segmento bastante disputado, onde não faltam rivais de peso, como o Audi Q3, o BMW X1 e o VW Tiguan – para ficarmos só nas marcas alemãs. Sem mexer na essência do carro, basicamente, a Mercedes optou por mudanças no visual e algumas atualizações no conteúdo das versões do GLA.

    A família é oferecida no Brasil em cinco versões: GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance e GLA 200 ff Enduro, todos com motor 1,6 litro de 156 cv; GLA 250 Sport, com motor 2,0 litros de 211 cv e, no topo da linha. Todas elas vêm com câmbio de dupla embreagem de sete marchas – único no segmento. A versão de alta performance, Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, que é importada e um caso aparte, é equipada com o motor 2.0 4 cilindros mais potente do mundo com 381 cv, e câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades, uma adaptação da caixa oferecida nas demais versões à maior potência disponível.

    Mais força visual

    Apesar da qualificação como SUV, o GLA tem características mais próximas de um hatch esportivo médio. O diferencial básico é um pouco mais de altura livre do solo. Para dar ao veículo uma cara mais invocada sem alterar radicalmente a carroceria, os designers da Mercedes deram uma mexida principalmente na dianteira. A alteração maior é a nova grade do radiador, com duas barras horizontais com aberturas retangulares margeando a grande estrela da marca, design importado do GLS, o maior utilitário do portfólio da Mercedes.

    Também houve mudanças no para-choques dianteiro, que ostenta largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior – característica de SUVs de grande porte – para suposta proteção em terrenos acidentados. A linha 2018 traz também novas rodas para as versões Advance e Enduro e os faróis bi-xenônio da primeira geração deram lugar a faróis de LED (a partir da versão Advance).

    Na traseira, o para-choques ganhou vincos mais fundos e, na parte de baixo, um protetor visualmente destacado. As lanternas têm design mais reto e são ligadas entre si por uma barra horizontal que aumenta a impressão de largura e volume.

    Por dentro

    O interior é padrão Mercedes – não há muito o que comentar. O GLA 2018 disponibiliza novas cores e acabamentos para as versões 200. A partir da versão Advance, as teclas para os ajustes dos bancos nas portas ganharam pequenos toques de estilo e o compartimento porta-objetos do console central é circundado por uma moldura cromada. Além disso, os anéis das aberturas de ventilação são melhor destacados.

    A partir da versão Advance, os faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como equipamento de série. Além de mais brilhantes, eles se caracterizam por uma temperatura de cor equivalente à da luz do dia, que cansa menos os olhos do motorista. Na traseira as lanternas são em LED High Performance com função multinível: as luzes de freios e os piscas são controlados em três intensidades - brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, para não incomodar outros usuários da via.

    Motores e transmissão

    As versões do GLA produzidas no Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2,0 litros com 211 cv (250 Sport). Nos dois casos, a transmissão é a automática 7G-DCT com dupla embreagem e sete marchas. O GLA traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado.

    Suspensão: conforto e dirigibilidade com segurança

    As versões 1,6 litro e 2,0 litros do GLA produzido no Brasil vêm com a suspensão Off-road Comfort, 30 milímetros mais alta que a opção esportiva anteriormente oferecida. A direção é eletromecânica, o que permite integrar várias funções de assistência, como ESP (controle de estabilidade), o contraesterço quando o veículo sai de traseira e correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência.

    ESP CURVE DYNAMIC ASSIST reforça a estabilidade e a dirigibilidade em curvas por meio de leves frenagens nas rodas de dentro da curva: o sistema reconhece a necessidade de mais força e distribui a tração via diferencial para as rodas de fora.

    Sistemas de assistência

    Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.

    Outras duas funções de assistência são a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio e o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar. O GLA também traz de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.

    A partir da versão Advance o GLA conta com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.

    Do lado da segurança passiva, o é equipado com 7 airbags: 2 dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiros (dianteiros e traseiros) e 1 airbag de joelho para motorista.

    Experiência

    Durante a apresentação da nova geração do GLA, os jornalistas puderam experimentar a versão Advance num percurso de mais de 300 quilômetros, desde a cidade de São Paulo até o litoral norte do estado. Como esperado, o modelo não apresenta mudanças sensíveis de comportamento em relação ao anterior, mesmo considerando a maior altura da suspensão. Na cidade, o destaque é o conforto de condução e silêncio interior, combinado a uma boa manobrabilidade. Na estrada, o GLA se mostrou firme nas curvas e, considerando-se o motor, respondeu bem quando foi necessário executar algumas ultrapassagens. O destaque, na rodovia, foi para o conforto de rodagem, que convida a pensar em viagens mais longas.

    Mudanças por versão

    Além das alterações no design externo, o GLA 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA.

    O GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat. O preço da versão de entrada é R$ 158.900.

    O novo GLA 200 ff Advance também recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel tem novo acabamento, em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design, onde se destacam as costuras contrastantes. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em ARTICO e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto. A versão custa R$ 175.900.

    A versão 200 ff Enduro custa R$ 203.900 e tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.

    O GLA 250 Sport, mais potente e custando R$ 232.900, agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta (anteriormente usava suspensão esportiva) e rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. Também inclui o teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente com ajustes elétricos e memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo sistema EASY-PACK.

    Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.

    Dados técnicos

    Mercedes-Benz GLA Style, GLA Advance e GLA Enduro

    Cilindros

    4 em linha

    Cilindrada

    1.595 cm³

    Potência

    156 / 5.300 rpm

    Torque máximo

    250 / 1.200 a 4.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h

    8,1 s

    Velocidade máxima

    215 km/h*

    Câmbio

    7G DCT

    Peso (kg)

    1.435 kg

    Pneus

    235/50 R18

    Capacidade do porta-malas (L)

    421

    Tanque de combustível (L)

    50/6

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    4.686

    2.016

    1.405

    Comprimento

    4.417

    Largura

    2.022

    Altura

    1.524

    * limitada eletronicamente

    Mercedes-Benz GLA 250 SPORT

    A combinação do motor 1,6 litro turbo com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas garante um bom desempenho para o uso normal. Já a versão 250 Sport, com o dois litros, é bem mais ágil

    Cilindros

    4 em linha

    Cilindrada

    1.991 cm³

    Potência

    211 / 5.500 rpm

    Torque máximo

    350 / 1.200 a 4.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h

    6,6 s

    Velocidade máxima

    235 km/h*

    Câmbio

    7G DCT

    Peso (kg)

    1.460 kg

    Pneus

    235/45 R19

    Capacidade do porta-malas (L)

    421

    Tanque de combustível (L)

    50/6

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    4.686

    2.016

    1.405

    Comprimento

    4.417

    Largura

    2.022

    Altura

    1.524

    * limitada eletronicamente

    Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC

    Cilindros

    4 em linha

    Cilindrada

    1.991 cm³

    Potência

    381 / 6.000 rpm

    Torque máximo

    475 / 2.250 a 5.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h

    4,4 s

    Velocidade máxima

    250 km/h*

    Câmbio

    AMG SPEEDSHIFT DCT 7 velocidades

    Peso (kg)

    1.585 kg

    Pneus

    235/40 R20

    Capacidade do porta-malas (L)

    421

    Tanque de combustível (L)

    56/8

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    4.686

    2.016

    1.405

    Comprimento

    4.445

    Largura

    2.022

    Altura

    1.479

    * limitada eletronicamente

    Publicado em 16/08/2017

    Galeria Relacionada 16/08/2017 - Mercedes GLA 2018

    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados