A Ford apresentou na Alemanha a sétima geração do Fiesta, que traz visual não muito diferente do exibido pela geração atual, vendida no Brasil, na Europa, nos EUA e outros países ao redor do mundo. As dimensões do lançamento ainda não foram divulgadas pela montadora, que, em um primeiro momento, limita-se a informar que ele está ligeiramente maior, especialmente na distância entre-eixos e na largura. Hoje, o Fiesta vendido por aqui mede 3,7 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,46 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos.
Visualmente, o hatch compacto traz frente com grade hexagonal mais larga, faróis com desenho mais arredondado e uma aparência geral mais "bojuda". As lanterais não diferem tanto do modelo de sexta geração, enquanto a traseira abandona o desenho verticalizado das lanternas, junto à coluna C, para adotar uma configuração mais horizontal, avançando sobre a tampa do porta-malas.
A cabine, por outro lado, mudou bastante, ficando mais sofisticada, com painel de instrumentos maior, incluindo tela LCD central colorida e de alta resolução com as informações do computador de bordo e central multimídia Sync de terceira geração, também colorida e de alta resolução - um grande avanço na comparação com o Fiesta atual. É o mesmo interior apresentado recentemente no Salão de Los Angeles (EUA) para o EcoSport reestilizado.
As novidades se estendem à versão aventureira Active, com suspensão elevada, molduras plásticas nas caixas de roda, estribos laterais e barras de teto.
Ao menos no mercado europeu, o novo Fiesta estará disponível com motor 1.0 turbo Ecoboost, já oferecido no Brasil na versão topo de linha Titanium, em configurações de 100 cv, 125 cv (como a disponível aqui) e 140 cv de potência. A novidade é que o modelo passa a contar com sistema de desativação de um dos três cilindros, em condições nas quais o motor é menos exigido, para aumentar a economia de combustível. Na Europa, o hatch também será vendido com propulsores 1.2 de quatro cilindros (65 cv e 85 cv) e 1.5 turbodiesel (75 cv e 95 cv).
O lançamento na Europa é para breve, enquanto no Brasil o modelo deve mudar por volta do segundo semestre de 2017.
Publicado em 30/11/2016