Home > Notícias > Fábrica da VW em Taubaté atinge marca de 6,5 milhões de veículos produzidos
  • Notícias
  • Fábrica da VW em Taubaté atinge marca de 6,5 milhões de veículos produzidos
  • Linha de montagem no interior paulista completa 40 anos de atividades, iniciadas com a fabricação de autopeças
  • Por Alessandro Reis

    Responsável atualmente por montar os modelos Gol, Voyage e Up, a fábrica da Volkswagen em Taubaté completa quatro décadas de existência com a marca de 6,5 milhões de automóveis produzidos. O VW escolhido para posar na foto oficial de comemoração foi o Up Track, edição especial do hatch compacto que será apresentada no Salão do Automóvel, aberto ao público partir da próxima quinta-feira (10) no São Paulo Expo, na capital paulista.

    Responsável por montar o Up, a linha de montagem localizada no Vale do Paraíba recebeu investimentos na casa de R$ 1,2 bilhão somente para começar a produzir o hatch compacto, lançado no Brasil em fevereiro de 2014.

    Primeiro veículo a ser montado em Taubaté foi o Passat, em 1978

    Recentemente, teve mais uma vez a sua linha de montagem modernizada, como parte de um aporte de R$ 363 milhões, para a produção de Voyage e Gol reestilizados, que chegaram ao mercado em fevereiro deste ano - o Gol também é montado na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP).

    A planta de Taubaté produz automóveis para o mercado doméstico e também para exportação. Em 2015, saíram de lá mais de 77 mil unidades do Gol e do Voyage destinadas a outros países - sobretudo para a Argentina. No ano passado, considerando não apenas a produção no Vale do Paraíba, foram embarcados cerca de 125 mil automóveis da marca para 16 países.

    Embora a planta de Taubaté já estivesse pronta para montar veículos desde 1976, a crise do petróleo adiou o início da produção de automóveis para dezembro de 1978, quando coube ao Passat o título de primeiro carro da Volks a sair da linha de montagem no interior paulista. Entre 1976 e 1978, de lá saíram autopeças para abastecer a unidade de São Bernardo, às margens da rodovia Anchieta.

    Em 1980, teve início a fabricação do Gol, na mesma fábrica, equipado com motor 1.3 a gasolina refrigerado a ar, 'emprestado' do Fusca.

    Publicado em 07/11/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados