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  • Fusion é reestilizado e ganha mais tecnologia a partir de R$ 121,5 mil
  • Sedã da Ford traz novo desenho de faróis, grade, para-choque e lanternas e agora pode andar sozinho em congestionamentos
  • Por Alessandro Reis

    A segunda geração do Ford Fusion, lançada no Brasil em 2013, acaba de receber uma reestilização, além de melhorias no conjunto mecânico e mais itens de tecnologia, especialmente nas versões mais caras. Importado do México, o sedã grande tem na linha 2017 preços sugeridos de R$ 121,5 mil a R$ 154,4 mil. As vendas começam no mês que vem, enquanto a versão híbrida chega em seguida, por volta do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Os valores foram aumentados cerca de 6%: as configurações do Fusion 2016 custam de R$ 114,4 mil até 145,4 mil.

    Na parte visual, o modelo recebeu mudanças pontuais, como nos faróis, que ficaram mais compridos e estreitos (e têm luzes de condução diurna de LEDs), na grade e no para-choque dianteiros, também redesenhados, e nas lanternas traseiras, agora iluminadas por LEDs e que, além do novo design, agora são unidas por um friso cromado, como no novo Edge. De resto, as rodas de liga leve de 17 e 18 polegas foram igualmente reestilizadas.

    Como anteriormente, o Fusion mantém a oferta de motor 2.5 flex (agora presente apenas na versão de entrada SE) e 2.0 EcoBoost, dotado de turbo e injeção direta de gasolina, nas configurações mais completas. Porém, os propulsores receberam modificações para uma redução de até 7% no consumo, informa a fabricante. O 2.5 bicombustível, agora sem tanquinho de partida a frio, manteve a potência de 175 cv e o torque de 24,1 kgfm (com etanol), enquanto a opçãp EcoBoost subiu de 234 cv para 248 cv e de 38,5 kgfm para 39 kgfm.

    Independentemente da motorização, o câmbio permanece automático de seis marchas, mas agora o Fusion flex conta com a opção Low (reduzida), para usar o freio-motor em declives. Também mudou a operação do câmbio, que abandonou a tradicional alavanca e passou a adotar o sistema de botão giratório, como em veículos da Jaguar-Land Rover, marcas que pertenceram à Ford. As opções bicombustíveis permanecem apenas com tração dianteira, enquanto as turbo podem, como anteriormente, trazer tração dianteira ou integral.

    Por dentro, o Fusion agora traz, em todas as configurações, a terceira geração da central multimídia Sync, voltada à maior integração com telefones celulares e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite controlar uma série de funções do smartphone diretamente do automóvel.

    Motor EcoBoost turbo agora não é exclusivo da versão Titanium

    Todos os Fusion 2017 trazem de série oito airbags, cintos de segurança traseiros laterais com airbags incorporados (item de segurança já presente no sedã), sensor de chave, partida do motor por botão, monitoramento da pressão dos pneus e grade frontal com controle ativo, que abre e fecha automaticamente as aletas de ventilação para melhorar o arrasto aerodinâmico.

    As principais novidades, que trazem recursos de condução semiautônoma, no entanto, estão restritas às versões 2.0 EcoBoost: piloto automático adaptativo com função "Stop and Go" (capaz de frear totalmente o carro em congestionamentos e retomar a rodagem automaticamente conforme o fluxo); sistema de estacionamento automático; detector de fadiga do motorista; frenagem automática de emergência com detecção de pedestres; sensor de ponto cego; start-stop, que desliga e religa o motor por conta própria em paradas rápidas para poupar combustível; e assistente de permanência na faixa de rolagem.

    Confira a lista completa de preços:

    SE 2.5 Flex – R$ 121,5 mil

    SEL 2.0 EcoBoost - R$ 125,5 mil

    Titanium 2,0 Ecoboost - R$ 138 mil

    Titanium 2.0 Ecoboost AWD – R$ 154,5 mil

    Publicado em 20/09/2016


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