Cerca de cinco meses após inaugurar a fábrica de Iracemápolis (SP), retomando a produção de automóveis no Brasil, a Mercedes-Benz anuncia o início da montagem do segundo modelo da marca em solo nacional: o SUV compacto GLA, que se une ao sedã médio-grande Classe C. Uma curiosidade, destacada pela montadora, é que se trata da primeira linha de montagem da empresa no mundo para veículos de tração dianteira (GLA) e traseira (Classe C).
De acordo com a Mercedes-Benz, essa flexibilidade se deve "ao baixo nível de automação da linha", considerando que os dois modelos têm características de montagem do trem de força bastante diferentes.
As primeiras unidades nacionalizadas do utilitário esportivo chegam às concessionárias já neste mês de setembro.
Como tem acontecido com modelos de luxo anteriormente importados e que ganham produção nacional, os preços sugeridos do GLA brasileiro são os mesmos do estrangeiro. Exceto pela versão 45 AMG 4Matic (R$ 333,9 mil), todas as demais passam a sair da fábrica de Iracemápolis: GLA 200 Style (R$ 146,9 mil); GLA 200 Advance (R$ 156,9 mil); GLA 200 Enduro (R$ 178,9 mil); GLA 250 Enduro (R$ 202,9 mil); e GLA 250 Sport (R$ 214,9 mil).
As configurações 200 mantêm o motor 1.6 turbo flex de 156 cv, enquanto as 250 trazem propulsor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv. A importada 45 AMG, por sua vez, conta com propulsor 2.0 turbinado de 360 cv. Todas as versões têm câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Publicado em 02/09/2016