Em tempos de vendas fracas no mercado doméstico, as montadoras vão ampliando suas exportações, especialmente para países vizinhos, para escoar a produção de automóveis. A Hyundai, por exemplo, anunciou que iniciou o embarque do HB20, montado na fábrica de Piracicaba, no interior paulista, para o mercado uruguaio. De acordo com a montadora, serão 300 unidades até o fim deste ano e a previsão é de exportar outras 600 durante 2017.
De acordo com a Hyundai, o HB20 enviado ao Uruguai é da versão Comfort Plus 1.6 com câmbio manual e opção de carroceria hatch ou sedã - modelo que, no Brasil, tem preços sugeridos de R$ 51.405 e R$ 55.435, respectivamente.
No primeiro trimestre de 2016, a fabricante já tinha iniciado as exportações para o Paraguai e a empresa informa que as vendas do HB20 deverão acontecer em outros mercados latino-americanos.
A Hyndai informa, ainda, que a produção em Piracicaba seguem em três turnos, durante cinco dias na semana, e a previsão é que o volume de veículos fabricados em 2015, de aproximadamente 165 mil unidades, se repita em 2016. Considerando que o mercado interno de veículos está em retração, na casa de 4,5% no caso da Hyundai, as exportações terão um papel importante para manter o ritmo de produção.
Publicado em 26/08/2016