Home > Notícias > Valentino Rossi encontra robô piloto da Yamaha em autódromo
  • Notícias
  • Valentino Rossi encontra robô piloto da Yamaha em autódromo
  • Sete vezes campeão da MotoGP, italiano vai medir tempo contra Motobot em 2017. Androide acelera sozinho a bordo de uma R1
  • Por Alessandro Reis

    A Yamaha lançou o segundo episódio do documentário que registra o desenvolvimento do Motobot, robô humanoide capaz de dirigir sozinho uma motocicleta de alto desempenho da marca japonesa. No novo vídeo, que você pode conferir aqui, o androide encontra Valentino Rossi, piloto de carne e osso sete vezes campeão da MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial.

    Tecnologia será usada futuramente em sistemas de segurança para motociclistas

    Piloto da equipe Yamaha na MotoGP, Rossi aparece em um autódromo para ver o Motobot de perto em funcionamento, enquanto ouve explicações de um engenheiro da fabricante. A empresa afirma que em 2017 o robô terá capacidade de acelerar por conta própria em pistas de corrida a velocidades de até 200 km/h.

    Atualmente, o autômato, que roda montado em uma R1, não chega a velocidade tão elevada e ainda precisa de rodinhas laterais para não cair em curvas mais fechadas. A Yamaha pretende utilizar futuramente a tecnologia em sistemas de segurança voltados a motociclistas.

    Por enquanto, os pilotos humano e humanoide não chegaram a competir, o que irá acontecer no ano que vem, criando a expectativa: a máquina será capaz de vencer o homem ou, ao menos, igualar o tempo de Rossi no autódromo?

    Publicado em 19/05/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados