Home > Notícias > Governo da Califórnia proíbe testes de condução autônoma do Uber
  • Notícias
  • Governo da Califórnia proíbe testes de condução autônoma do Uber
  • Veto aconteceu após um Volvo XC90 adaptado para rodar por conta própria 'furar' o sinal vermelho em um cruzamento de São Francisco
  • Por Alessandro Reis

    O governo da Califórnia ordenou que o Uber interrompa seus testes com veículos autônomos no estado norte-americano. A proibição aconteceu após uma unidade da frota de Volvo XC90 adaptadas para rodar sem motorista passar um sinal vermelho em São Francisco ontem (15), dia de início do programa de condução autônoma da companhia de transporte por aplicativo.

    Uber alega que incidente foi erro humano

    De acordo com o Departamento de Veiculos a Motor, o Uber não tem autorização para operar veículos autônomos em vias públicas e, se a determinação não for cumprida, entrará com medidas judiciais contra a companhia. O Uber, por outro lado, alega que sua frota de XC90 não roda sozinha e sempre há um engenheiro no veículo, pronto para assumir o volante em caso de falha do sistema que faz o carro rodar por conta própria.

    O Uber, inclusive, alega que o incidente do farol vermelho, que você pode conferir neste link, foi consequência de erro humano, justamente pelo fato de o SUV adaptado estar com um engenheiro ao volante no momento em que foi desrespeitada a sinalização de trânsito.

    Recentemente, a empresa de transporte firmou acordo com a Volvo para montar a frota de XC90 adaptados com os sensores e outros equipamentos necessários para que o veículo seja capaz de perceber o trânsito ao seu redor e rodar sem a necessidade de um motorista.

    Publicado em 15/12/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados