Com chegada ao Brasil confirmada pela Ford, possivelmente no segundo semestre deste ano, a nova geração do Mustang pela primeira vez é mundial, sendo comercializada oficialmente pela montadora em diversos mercados ao redor do mundo. A alemanha, considerada o berço da indústria automotiva, é um exemplo disso e lá o cupê esportivo norte-americano tem tido vendas surpreendentes.
No mês de março, o Mustang superou dois clássicos alemães em número de unidades comercializadas: foram 780, contra 752 do Porsche 911 e 708 do novo Audi TT. Isso aconteceu apesar de o modelo da Ford ser, na comparação com o Audi, mais caro que seus competidores germânicos: enquanto na Alemanha a versão 2.3 turbo do Mustang, de entrada, parte de 38 mil euros (cerca de R$ 156 mil na conversão direta), o TT mais em conta sai por 35.950 euros (R$ 148 mil).
Nesse caso, o Mustang rende 309 cv, potência enviada para as rodas traseiras, enquanto o Audi mais básico tem tração dianteira e entrega 180 cv, extraídos do motor 1.8 turbo.
Considerando o acumulado de vendas no ano, o TT mantém o posto de esportivo mais vendido da Alemanha em 2016. De janeiro a março, o Audi teve 2.299 emplacamentos, contra 1.823 do Mustang, na segunda posição, e 1.811 do 911.
No Brasil, deve ser vendida a versão GT do Ford, que traz motor V8 5.0 naturalmente aspirado de 441 cv e 55 kgfm de torque. Aqui, ele será concorrente direto do Chevrolet Camaro, que também mudou recentemente de geração nos Estados Unidos e será renovado no Brasil ainda em 2016. A geração anterior do Camaro ainda está à venda no país, nas carrocerias cupê e conversível, por preços sugeridos a partir de R$ 230.990.
Publicado em 08/04/2016