Projeções de computador, produzidas para patenteamento e homologação, são provavelmente uma prévia de como será o Centenario, superesportivo que a Lamborghini deve apresentar em março no Salão de Genebra, na Suíça, em comemoração aos cem anos de nascimento do fundador Ferruccio Lamborghini.
As imagens mostram um cupê de bico longo e fino, trazendo colunas dianteiras e teto com pintura preta, formando um arco que vai do capô até o compartimento do motor - instalado, como manda a tradição, na posição central-traseira, para melhor distribuição de peso.
As laterais traseiras contam com grandes entradas de ar para controlar a temperatura do propulsor, que deve ser o V12 naturalmente aspirado do Aventador, possivelmente retrabalhado para entregar mais potência e torque - para se ter uma ideia, o modelo de produção seriada mais potente da marca italiana entrega 700 cv e 70,4 kgfm na sua versão padrão.
A traseira do Centenario, por sua vez, exibe escapamento triplo e tampa do motor perfurada para ventilação, deixando pouca ou nenhuma visibilidade para o motorista em manobras. Como seria de se esperar em um automóvel de alto desempenho, a parte de trás é equipada com um grande difusor de ar para reforçar a estabilidade.
As semelhanças com o Aventador não irão ficar restritas ao trem de força, uma vez que toda a base estrutural do Centenário deve ser compartilhada com ele - possibilidade reforçada pelas proporções do Centenario.
Especula-se que a Lamborghini vá construir 20 cupês mais 20 conversíveis do modelo comemorativo, cada um com preço em torno de US$ 2,4 milhões (aproximadamente R$ 9,6 milhões na conversão direta).
Publicado em 19/02/2016