Home > Notícias > Yamaha mostra robô que pilota motos, mais ainda usa 'rodinhas'
  • Notícias
  • Yamaha mostra robô que pilota motos, mais ainda usa 'rodinhas'
  • Motobot tem o objetivo de encarar uma disputa com o multicampeão Valentino Rossi em 2017 com motocileta não modificada
  • Por Alessandro Reis

    A Yamaha apresentou no Salão de Tóquio, no Japão, um robô capaz de pilotar motocicletas, chamado de Motobot pela montadora asiática. A fabricante também divulgou um vídeo mostrando o humanoide em ação, posicionado sobre uma R1 modificada, que traz as clássicas rodinhas laterais usadas por crianças que estão aprendendo a andar de bicicleta.

    E é isso mesmo que o Motobot faz atualmente: aprender. No vídeo, ele "explica", com uma voz robótica, que seu objetivo é pouco a pouco ficar mais habilidoso até o ponto de ser capaz de desafiar o piloto Valentino Rossi, sete vezes campeão do MotoGP e que pode levar em 2015 o oitavo título da categoria, competindo neste ano pela equipe oficial da Yamaha.

    Montadora divulgou um vídeo mostrando o robô em ação

    Esse "duelo" está programado para acontecer em 2017, quando o robô e Rossi, conhecido pelo apelido "The Doctor" (o doutor), devem mostrar quem é mais rápido. Na ocasião, o Motobot deve acelerar uma motocicleta de produção, sem modificações, diferentemente do que acontece hoje - além de trazer as rodinhas, a moto usada nos testes é presa ao humanoide e tem a velocidade limitada a 100 km/h. A meta é, daqui a dois anos, elevar essa máxima a mais de 200 km/h, como faz Valentino Rossi nas pistas.

    Atualmente, os testes da tecnologia aplicada no robô são realizados exclusivamente em circuitos fechados e a Yamaha pretende usá-la futuramente não só em motos, mas também em automóveis, agregando funcionalidades de segurança e condução autônoma.

    Dessa forma, a marca japonesa segue o caminho já trilhado pelas principais montadoras de carro, que há alguns anos desenvolvem protótipos capazes de rodar sem a intervenção de um motorista, ainda de forma experimental. Já existem automóveis de produção que podem frear sozinhos, por exemplo, mas ainda precisam de um condutor habilitado ao volante.

    Publicado em 30/10/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados