Home > Notícias > Volkswagen terá que fazer recall nos EUA por enganar testes antipoluição
  • Notícias
  • Volkswagen terá que fazer recall nos EUA por enganar testes antipoluição
  • Fabricante teria usado software que ativa controles antipoluição apenas durante os testes
  • Por Jorge Meditsch
  • A Volkswagen terá que efetuar o recall de aproximadamente meio milhão de carros nos Estados Unidos por ordem do governo. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a empresa teria utilizado intencionalmente um software para não cumprir as normas que têm como objetivo reduzir o “smog”, neblina causada pela poluição do ar.

    Todos os carros envolvidos usam motores diesel de quatro cilindros

    A Environmental Protection Agency (EPA) enviou à VW um aviso de violação e acusa a empresa de instalar um programa capaz de detectar quando os carros são submetidos a testes oficiais de emissões, acionando todos os sistemas de controle antipoluição apenas nesse caso. No uso normal, os controles são desligados e os carros poluem mais do que o declarado pela fábrica.

    A acusação envolve 482 mil carros com motores quatro-cilindros a diesel vendidos nos EUA a partir de 2009, parte deles da Audi, que faz parte do Grupo VW. O recall inclui as versões diesel do VW Jetta, Beetle, Golf e Audi A3, que não são comercializadas no Brasil.

    A ação do governo americano, segundo analistas, é parte de uma política de “aperto” das entidades reguladoras ambientais sobre a indústria automotiva. No ano passado, o governo Americano multou a Hyundai e a Kia por divulgar dados errados sobre a economia de 1,2 milhão de carros. As fabricantes coreanas fizeram um acordo com o governo e pagaram uma multa de US$ 300 milhões.

    Publicado em 18/09/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados