Home > Notícias > Tiguan cresce na segunda geração e lembra Touareg em miniatura
  • Notícias
  • Tiguan cresce na segunda geração e lembra Touareg em miniatura
  • Modelo agora traz a plataforma MQB, a mesma do novo VW Golf. SUV ficou até 50 kg mais leve e cresceu 6 cm no comprimento
  • Por Alessandro Reis

    A Volkswagen revelou, em evento prévio à abertura do Salão de Frankfurt (Alemanha), que começa no próximo sábado (19), a nova geração do SUV (utilitário esportivo) Tiguan.

    À primeira vista, dá para notar que o design ganhou linhas mais limpas proporcionais e lembra bastante uma versão compacta do Touareg, o SUV grande da montadora alemã. O novo Tiguan também é o primeiro utilitário da marca a ser fabricado com a nova plataforma modular MQB, usada em modelos como o Golf de sétima geração.

    Por conta da base estrutural renovada, o Tiguan ficou até 50 kg mais leve, dependendo da versão, e também cresceu: medindo 4,48 m de comprimento, são mais 6 cm na comparação com o modelo atual. Na largura, também são 6 cm extras, chegando a 1,84 m. A altura em relação ao solo foi reduzida em 3,3 cm, o que sugere uma condução mais esportiva e próxima daquela de um carro de passeio.

    Potência do motor 2.0 turbo a gasolina sobe de 200 cv para 220 cv

    A dianteira traz faróis maiores que os atuais, iluminados por LEDs, e lembra bastante a frente do carro-conceito T-Roc, exposto no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. A traseira, por sua vez, exibe linhas mais limpas e lanternas mais retilíneas, novamente lembrando o Touareg.

    Por dentro, o Tiguan também passa a mostrar um visual mais limpo e reto, abandonando as características saídas de ar arredondadas e ganhando vários elementos em comum com a sétima geração do Golf, tais como volante, central multimídia e comandos do ar-condicionado. A segurança é reforçada com itens como capô ativo, que é levantado em caso de colisão para reduzir ferimentos em pedestres, além de controle de velocidade adaptativo, sensor de pedestre, frenagem de emergência e alerta para mudança de faixa.

    Na Europa, a nova geração tem à disposição quatro opções de motor a diesel e outras quatro movidas a gasolina, todas turbo, com potência variando de 115 cv a 240 cv. A tração pode ser dianteira ou integral, a depender da configuração escolhida. No Brasil, o Tiguan é vendido exclusivamente com tração nos dois eixos e traz motor a gasolina turbo de 200 cv, acoplado a câmbio automático de seis marchas. Preços sugeridos a partir de R$ 132.390.

    Publicado em 14/09/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados