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  • Fórmula 1: Essere Ferrari
  • Jogando na defensiva, a Scuderia contribui novamente para outra vitória de Verstappen
  • Por Wagner Gonzalez

    Não é de hoje que a Ferrari comete erros estratégicos que contribuem para alongar seu jejum de títulos e evitar vitórias. Desta vez esse conhecido episódio aconteceu na fase final do GP do Canadá, quando Carlos Sainz (foto de abertura/Ferrari), então líder da prova, parou receber um novo jogo de pneus duros na volta 49, a 21 da bandeira quadriculada. Nessa altura Max Verstappen, usava o mesmo composto, assumiu a liderança e conseguiu manter a posição apesar de todos os esforços do piloto espanhol para evitar a sexta vitória do atual campeão mundial.

    De acordo com a Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, a pista canadense tem alto grau de maturação: na medida em que os carros completam mais voltas, mais borracha é deixada no asfalto e, consequentemente, aumenta a aderência desse equipamento. A fabricante indicou ainda que os pneus de composto médio teriam eficiência maior em uma faixa de 22 a 28 voltas, ou seja, teriam condições de permitir a Sainz chegar ao final da prova sem problemas.

    Considerando que o Safety Car entrou na pista na volta 49, e lá ficou por outras cinco até que o carro de Yuki Tsunoda fosse retirado da área de escape da saída do box, a janela de utilização plena dos pneus seria ainda menor, entre as voltas 55 e 70. Mesmo que Sainz tenha se queixado de desgaste no pneu dianteiro esquerdo no seu primeiro stint, então usando pneus médios, a mesma opção seria a mais indicada: permitiria andar mais rápido que o rival holandês e tracionar melhor na entrada do trecho mais rápido da pista, a reta que margeia a raia olímpica da ilha de Notre Dame.

    Da forma como aconteceu, o espanhol conseguia se aproximar no trecho superior da pista – a seção mais travada, mas quando precisava reacelerar em velocidade mais baixa após o grampo situado no trecho oposto ao paddock, Verstappenexplorava melhortração do seu carro e, mesmo com a asa aberta o piloto da Ferrari não estava próximo o suficiente para emparelhar com o holandês e disputar a freada da curva 0, manobra crucial para que ele voltasse a assumir a liderança. Ao final o consolo de conseguir mais um pódio e ter feito a melhor volta da prova, ponto extra graças ao tempo de 1’15”749 registrado na 63ª passagem.

    Cena rara este ano, Lewis Hamilton, voltou a subir ao pódio ao terminar em terceiro, à frente do seu companheiro George Russell, que segue como único piloto a pontuar em todas as corridas da temporada

    Com o resultado da prova Verstappen ampliou ainda sua liderança no campeonato, onde agora soma 175 pontos, contra 129 do companheiro de equipe Sérgio Pérez – que abandonou com problemas no motor -, e 125 e Charles Leclerc, que largou em décimo nono lugar por ter trocado componentes da unidade de potência e conseguiu terminar em quinto.

    Cena rara este ano, Lewis Hamilton, voltou a subir ao pódio ao terminar em terceiro, à frente do seu companheiro George Russell, que segue como único piloto a pontuar em todas as corridas da temporada.

    O bicampeão mundial (2005/2006) terminou em nono, enquanto Estebán Ocón foi sexto. Após uma série de problemas mecânicos, a Alfa Romeo-Sauber logrou chegar ao final da prova com seus dois pilotos: Valtteri Bottas foi sétimo e Guanyu Zhou oitavo. Lance Stroll fechou a fila dos dez primeiros.

    O resultado completo do GP do Canadá você encontraclicando aqui.

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    Publicado em 22/06/2022


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