Home > Colunas > Coluna de Wagner Gonzalez > Conversa de pista: Hamilton domina na Espanha e já pensa em renovar contrato
  • Coluna de Wagner Gonzalez
  • Conversa de pista: Hamilton domina na Espanha e já pensa em renovar contrato
  • McLaren e Ferrari querem liderança do segundo pelotão
  • Por Wagner Gonzalez

    Já são três vitórias em quatro corridas e se a equipe Red Bull não melhorar sua estratégia de corrida não demora muito e a temporada de F1 terá mais do mesmo: Lewis Hamilton num patamar acima de todos os demais 19 pilotos do grid. Quem mais perde com isso, depois do público entusiasta da modalidade, é Max Verstappen, holandês que segue vice-líder do Campeonato Mundial de Pilotos e maior aposta para evitar que o inglês conquiste seu oitavo título consecutivo. Na esteira dessa briga pelos holofotes, Ferrari e McLaren intensificam a briga como melhor coadjuvante e a Alpine segue melhorando. Indiferente a tudo isso, Lewis Hamilton já fala em renovação de contrato por dois anos. A temporada promete.

    Após um início de temporada mais equilibrado, quando dividiram vitórias nas duas primeiras etapas, as diferenças entre Lewis Hamilton e Max Verstappen tornam-se mais nítidas. O inglês se mostra reanimado e vive uma de suas melhores, se não a melhor, fases de sua carreira; o holandês parece ter trocado duas pitadas do arrojo que o tornou famoso por uma um punhado de prudência ao sentir as limitações do seu equipamento em relação ao do seu rival.

    Mesmo em segundo plano, a Mercedes leva a melhor sobre a Red Bull: Valtteri Bottas, autor de duas das quatro melhores voltas desta temporada, se mostra bem superior a Sérgio Pérez. Se o finlandês se mantém como figura corriqueira no pódio, o mexicano enfrenta dificuldades para obter rendimento semelhante ao de seu companheiro de equipe. Essa realidade demonstra que o conjunto da obra da equipe Mercedes segue superior ao da Red Bull, que não consegue evitar a pecha de que seus carros são construídos em função do estilo de pilotagem de Max Verstappen. O fato de que Pérez só foi confirmado para esta temporada aos 48’ do segundo tempo atenua tal situação e serve como analgésico para o quadro.

    Outro ponto a destacar após as quatro primeiras provas da temporada (Bahrein, Imola, Portimão e Barcelona), é a capacidade da equipe alemã em explorar melhor a durabilidade dos pneus. O que se viu até agora é que a Red Bull falhando ao dimensionar a janela de uso de cada jogo de pneus, o que indica que o desgaste desse equipamento ainda é um problema ainda não resolvido. Historicamente, os carros de Adrian Newey, diretor técnico desse time, são altamente eficientes, mas também têm comportamento extremamente sensível a pequenas variações. Na Espanha Verstappen se queixou da mudança de direção dos ventos e da temperatura do asfalto.

    Daniel Ricciardo (24 pontos) e Sérgio Pérez (32) devem intensificar disputa pelo sexto lugar entre os pilotos (McLaren)Ainda à margem dessa briga direta a McLaren segue sua toada de liderar o segundo pelotão do grid, condição que deve melhorar após o australiano Daniel Ricciardo mostrar que finalmente está se encontrando o acerto ideal do chassi MCL35M para seu estilo de pilotagem. Com isso se aproximou mais do inglês Lando Norris, que ocupa a quarta posição no campeonato, um ponto atrás de Bottas, que acumula tries segundos lugares e duas voltas mais rápidas. Na Ferrari Charles Leclerc já soma 40 pontos, o dobro do seu companheiro de equipe Carlos Sainz Jr e leva nas costas o peso de manter em alta o moral da Scuderia. Em duas semanas a F1 se apresenta em Mônaco e uma vitória ou pódio em casa pode dar impulso extra ao jovem monegasco e expoente da nova geração de pilotos da categoria.

    Mais experiente que Leclerc, o franco-catalão Estebán Ocón marcou pontos pela terceira corrida consecutiva e replica na Alpine o que se viu na Ferrari: ele já coma 10 pontos no campeonato, contra apenas cinco do bicampeão mundial Fernando Alonso. O espanhol ainda aparece atrás do companheiro de equipe na maioria das provas de classificação. Talvez por enfrentar seu inferno astral (nesta terça-feira ele completa 21 anos), o japonês Yuki Tsunoda ainda não conseguiu repetir o excelente resultado que obteve em sua estreia na categoria, o oitavo lugar no Bahrein. Pierre Gasly, por seu lado, pontuou nas demais três provas.

    Situação mais dramática e real vive a Aston Martin: o enorme investimento feito na equipe pelo canadense Lawrence Stroll ainda vai demorar algum tempo para mostrar resultados práticos. Da mesma forma, após a vitória na penúltima prova de 2020, com Sérgio Pérez, esperava-se mais da equipe e, particularmente, de Sebastian Vettel, que ainda não se adaptou ao seu novo equipamento.

    Como se tudo isso fosse apenas complemento, Lewis Hamilton celebrou a 100ª pole position e 98ª vitória de sua carreira abrindo as negociações para renovar seu atual contrato com a equipe Mercedes. O inglês declarou que espera resolver o assunto nos próximos três meses.

    O resultado completo do GP da Espanha vocêencontra aqui

    Siga-nos no Instagram

    Publicado em 12/05/2021


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados